Arles e Aix-En-Provence, pontos altos da Provença
- 1633 Views
- joaquimnery
- 4 de junho de 2013
- Destaques Europa França
Chegamos a Arles para fazer uma visita rápida à cidade. Estávamos de passagem para Aix-en-Provence. Em Arles existem fortes vestígios históricos da influência romana na Provença. O destaque maior fica para o Anfiteatro Romano muito bem preservado para uma construção de 2 mil anos.

A Arena Romana possui capacidade para 21 mil pessoas e funciona ainda hoje com touradas e outros eventos, sobretudo no verão. O Anfiteatro está sustentado por enormes colunas dóricas e coríntias.

Além da Arena existe ainda em Arles um Teatro Romano que apesar de ser uma ruína mais precária, também é utilizado para apresentações artísticas de teatro, dança e música.

A Igreja de Saint Trophine, do século XII, tem uma fachada bastante trabalhada com santos e apóstolos esculpidos. Van Gogh viveu em Arles de 1888 a 1889 e aqui pintou uma parte da sua obra, dentre as telas famosas que unem Van Gogh a Arles, está a Casa Amarela, onde ele viveu.

AIX-EN-PROVENCE
Chegamos a Aix-en-Provence no final da tarde e fomos direto para o bom Hotel Cezanne, numa excelente localização. Fica a 200 metros da Cours Mirabeau, a principal avenida de Aix e ao redor da qual tudo acontece na cidade.

Aix é uma cidade jovem e alegre e isto está visível nas ruas, sobretudo na Cours Mirabeau que é símbolo local. As pessoas passam frenéticas para cima e para baixo criando um clima animado em Aix-En-Provence. A avenida arborizada é cheia de cafés e lojas. Uma população jovem contrasta com os prédios seculares do Centro Histórico de Aix.

Aix é a cidade das mil fontes. Elas estão por todas as partes, algumas das melhores ficam na Cours Mirabeau. Saímos para jantar no excelente exclusivo restaurante Ze Bistro.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.