O espetáculo das lavandas e o Gorge Du Verdon
- 1367 Views
- joaquimnery
- 5 de junho de 2013
- 2
- Destaques Europa França
No nosso segundo dia em Aix-En-Provence, saímos pela manhã para o interior da Provença. O objetivo era presenciar o espetáculo das lavandas. Nessa época do ano (abril), elas já estão grandes, porém ainda não começaram a florir. Mesmo assim o visual é maravilhoso e com um pouco de imaginação, podemos sentir as cores vivas do período áureo da produção, que acontece de meados de junho, até a primeira semana de agosto.

No alto do planalto da Provença, os campos são intensamente plantados de lavandas, dispostas simetricamente em longas linhas que acompanham o modelado do relevo. O centro de produção fica próximo à cidade de Luberon, a “capital da lavanda”.

A região por onde passamos fica próximo da cidade de Monosque, que fica a meio caminho entre Luberon e o Vale do Verdon. De lá seguimos para conhecer um dos cenários mais impressionantes da Europa: A Garganta do Rio Verdon. O Verdon possui águas verdes e escuras, em função dos sedimentos em suspensão nas suas águas. Esses sedimentos são arrastados dos minérios existentes no alto das montanhas. Corre por um vale profundo, formando um cânion, uma impressionante “garganta”, que em alguns momentos chega a 700 m de profundidade.

O Cânion Gorges du Verdon foi esculpido pelas águas do Rio Verdon ao longo de milhões de ano, cavando a rocha calcária, macia e compacta. Num determinado trecho o rio deságua no Lago Saint Croix, formando uma paisagem espetacular. As águas verdes escuras transformam o lago numa atração à parte.

Seguimos por uma estrada estreita que se estende pela parte alta da Garganta do Verdon, por mais de 25 km. Curvas sinuosas e constantes fazem das rodovias D 952 e na sequência a D 23, um caminho perigoso, mas imperdível. Precisamos dirigir com o máximo de cuidado e parar nos principais mirantes que existem ao longo do caminho.

Depois de 25 km acompanhando a estrada decidimos voltar, pois estava entardecendo e era mais prudente procurar caminhos mais seguros.

Na volta para Aix-En-Provence, decidimos parar na fábrica e loja da L’Occitane, que fica na cidade de Manosque, a 50 km de Aix. A L’Occitane é um fenômeno criado a relativamente pouco tempo. A marca alcança, hoje, o mundo inteiro. A L’Occitane é um produto da Provença e usa a identidade com as lavandas nas sua promoções.

Chegamos a Aix-En-Provence e fomos aproveitar o fim de tarde na “cidade das mil fontes”, por todos os cantos elas aparecem. À noite fomos jantar no bom restaurante Le Zinc D’Hugo. Um típico e aconchegante restaurante francês especializado em carnes.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
jean marie
17 out 2015BOM DIA, a capitale da Lavande na provence nao e Luberon nao,no caso Luberon e uma regiao localizada no este do estado de Vaucluse(capitale AVIGNON)no norte esta o mont-ventoux e no centre o Luberon ,no sul esta “les alpilles”
a capitale das Lavande se chama VALENSOLE e a sous-capitale se chame Sault en Provence
merci
Jean Marie OLIVE ;guia turistica da Provence falando Portugués tel /33 490881840
Anônimo
14 out 2015Lindíssimas paisagens!