O Arco de La Défense e o Parc La Villette
- 3888 Views
- joaquimnery
- 17 de agosto de 2014
- Destaques Europa França
05/01/1992
Saímos após o café da manhã, com Sebastião Nery e Cristina, em direção ao Grande Arco de La Défence, situado num bairro moderno (La Défense), completamente diferente de tudo que vimos em Paris até aqui. Prédios altos com fachadas de vidro, numa urbanização densa, em que as pistas, muitas vezes passam por debaixo dos prédios, produzindo uma atmosfera de angústia com um toque futurista. Não pudemos ver o Arco com calma, pois tivemos dificuldade de encontrar o local correto de acesso ao monumento.

O Arco é um cubo oco de mármore branco, aberto no centro, com 112 metros de altura, apoiado por 12 pilares com 30 metros de altura cada um, projeto do arquiteto dinamarquês Otto von Spreckelsen. Foi inaugurado em 1989 no governo de François Miterrand para a comemoração do bicentenário da Revolução Francesa.

Uma característica interessante sobre o Arco de La Défense é que a abertura central do arco está ligada em linha reta ao Arco do Triunfo e ao Arco do Triunfo do Carrossel, dois ícones de Paris.

Saímos do Arco de La Défense e fomos para o Parc La Vilette, um parque urbano implantado numa antiga área decadente da cidade. O Parque começou a ser construído em 1984. Hoje é um centro de estudos e pesquisas tecnológicas de Paris, reunindo o que existe de mais moderno na tecnologia francesa.

Ao entrarmos em La Vilette fomos visitar a “Geóide”, uma enorme esfera de aço polido, onde funciona um cinema de 180 graus, na época a maior tela de projeção do mundo. Assistimos a um filme sobre a formação do Grand Canyon. Os efeitos especiais eram fantásticos. Era como se estivéssemos fazendo parte do filme.

Depois de visitar a Geóide seguimos em direção ao Centro de Tecnologia onde visitamos : aquários, uma área destinada a som e imagem, o planetário e uma área destinada a uma representação da Antártida.

Saímos de La Vilette e fomos almoçar no Quartier de Ópera, no restaurante Hippopotamus, onde começamos a nossa despedida dos amigos e de Paris. Após o almoço (19h) fomos para o Hotel Europark, localizado do outro lado de Paris, na Port de Lilas.

Achamos o hotel com facilidade e ficamos surpresos com a boa qualidade do hotel e do ônibus, pois não estávamos esperando muito. Tomamos drinques para comemorar o final da nossa viagem a Paris e para nos despedir dos nossos anfitriões, Sebastião Nery e Cristina, que foram super receptivos com a nossa passagem por Paris nos últimos 12 dias.

No dia seguinte seguiremos para Londres.
- Arco de La Defense
- Arco do Triunfo
- Arco do Triunfo do Carrossel
- Cristina
- França
- François Miterrand
- Geóide
- Grand Canyon
- Grande Arco de La Défense
- Hippopotamus
- Hotel Europark
- La Défense
- La Villette
- Londres
- Mônica
- Nery
- Otto von Spreckelsen
- Parc La Villette
- Paris
- Port La Lilas
- Quartier de Ópera
- Revolução Francesa
- Sebastião Nery
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.