Atravessando o Canal da Mancha
- 3417 Views
- joaquimnery
- 19 de agosto de 2014
- 4
- Destaques Europa França Inglaterra
06/01/1992
Acordamos cedo, às 6h da manhã e saímos do hotel em que estávamos hospedados em Paris, com destino a Calais. Fomos apresentados ao grupo que vinha desde Madri e com quem seguiríamos para um circuito por mais 20 dias pela Europa. O grupo era formado por 9 brasileiras da cidade de Resende no Rio de Janeiro e mais 21 pessoas, entre argentinos e colombianos.
Seguimos pela estrada em direção ao norte da França, com destino à cidade de Calais, no litoral do Canal da Mancha. Calais fica em frente à cidade de Dover (na Inglaterra), no ponto em que o canal fica mais estreito, com apenas 34 km de largura. É, portanto a cidade francesa mais próxima da Inglaterra. Quando chegamos a Calais já estávamos entrosados com algumas pessoas do grupo.

Em Calais pegamos um Ferry-boat para Dover. No barco já estamos em território britânico. Almoçamos no Ferry e chegamos a Dover às 14h. As instalações do Ferry são excelentes e de lá podemos admirar as falésias brancas de Dover, um marco no Canal da Mancha.

Seguimos viagem, o dia estava ensolarado, coisa rara na Inglaterra, sobretudo nessa época. A paisagem rural era encantadora, com pastagens dedicadas à criação de ovinos. Corvos, gaivotas, espantalhos e a arquitetura típica emolduravam a paisagem.
Chegamos a Cantebury, a pequena e linda cidade medieval do sudeste da Ilha da Grã Bretanha, construída pelos romanos e onde fica a maior Catedral Anglicana do Mundo.

Cantebury já era uma cidade importante do Império Romano, mas “explodiu” com achegada de Santo Agostinho que foi enviado pelo Papa em 597 para converter os anglo-saxões. O pretígio de Santo Agostinho fez com que a cidade crescesse e se tornasse o centro da Igreja Católica na Inglaterra e lugar de peregrinação.

A bela Catedral de Cantebury foi construída em estilo gótico no ano de 1170. Estávamos ainda impactados pela Catedral de Chartres na França e a comparação era inevitável. Na dividida ainda estávamos encantados pela Catedral de Chartres.

A cidade possui ruas estreitas cheias de lojas de artesanatos e galerias de arte. As muralhas romanas aparecem em várias partes.

Saímos de Cantebury em direção a Londres às 15h. Pegamos uma bela estrada emoldurada por um por do sol maravilhoso.

Londres é uma das cidades mais extensas do Mundo. Passamos pelo subúrbio de Greenwich, a localidade mundialmente famosa por definir o meridiano de origem, a partir do qual começam a ser medidas as longitudes a leste e a oeste. Seguimos para o Hotel Hyde Park Tower, um bom hotel localizado ao lado do Hyde Park, o maior parque londrino, criado por Henrique VIII, quando rompeu com a igreja e desapropriou a área transformando-a num parque real. É um dos espaços públicos mais procurados da cidade.

Após o alojamento no hotel saímos para passear na primeira aventura solitária por Londres. Pegamos o famoso ônibus vermelho de dois andares (Double Decker) até o centro da cidade e paramos na Picadylle Circus, onde jantamos na Pizzaria Pappagalli’s, muito charmosa e com um serviço atencioso.

Piccadilly Circus é o cruzamento entre a Piccaddily Street e a Regent Street. No centro da praça aparece a imagem de Eros, o deus grego do amor e na sua base a multidão se reúne diariamente.

Voltamos para o hotel para preparar a “maratona” do dia seguinte.
- Calais
- Canal da Mancha
- Catebury
- Catedral Anglicana
- Catedral de Cantebury
- Catedral de Chartres
- Cidade medieval
- Double Decker
- Dover
- Eros
- Europa
- ferry-boat
- França
- Greenwich
- Henrique VIII
- Hotel Hyde Park Tower
- Hyde Park
- Igreja católica
- Ilha da Grã Bretanha
- Império Romano
- Inglaterra
- Londres
- Madri
- Paris
- Picadylle Circus
- Piccaddily Street
- Pizzaria Pappagalli’s
- Regent Stree
- Reino Unido
- Resende
- Rio de janeiro
- Santo Agostinho
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
joaquimnery
25 ago 2015É sim Glória, mas se você puder se planejar com antecedência é sempre mais seguro.
Um abraço.
Glória Daou
25 ago 2015Você foi até Calais e de Dover para Londres de carro? É possível comprar a passagem do Ferryboat na hora do embarque?
Anônimo
25 ago 2015Em janeiro/16 pretendo fazer essa travessia, você foi de carro até Calais e de Dover para Londres? É possível comprar a passagem de Ferryboat na hora do embarque?
Marilda Hoffmann
09 out 2014Curto todos os seus posts, alguns para recordar minhas viagens e outros para conhecimento. Leio de fio a pavio e arquivo.