O Colosso de Rodes e a Rua dos Cavaleiros
- 3460 Views
- joaquimnery
- 11 de janeiro de 2012
- 8
- Destaques Europa Grécia
Saímos de Líndos e voltamos á cidade de Rodes. A cidade que existe desde o século V a.c. na antiguidade teve destaque em função da excelente zona portuária que possuía. Ficou famosa pela presença de uma das sete maravilhas do mundo antigo. O Colosso de Rodes.

O Colosso de Rodes era uma estátua gigantesca do Deus Hélio, o Deus Sol, com uma altura de 32m a 40m. Foi esculpida em 305 a.c. para celebrar a vitória de Rodes sobre a Macedônia. A obra foi esculpida por Chares de Líndos. A estátua que levou 12 anos para ser construída foi destruída por um terremoto em 227 a.c. Acredita-se que ficava na entrada do Porto de Mandráki. Hoje não existe mais nenhum vestígio do Colosso de Rodes.

Até hoje a vocação portuária de Rodes atrai turistas para esportes aquáticos e viabiliza uma importante atividade comercial.

A cidade ganhou destaque na Idade Média com a chegada dos Cavaleiros de São João, mais tarde transformada em Ordem de Malta, que chegaram em 1309 e construíram a cidadela murada. Rodes é um dos melhores exemplos de cidade murada da Europa.

O principal monumento da cidade é o Palácio dos Grão-Mestres. Uma fortaleza dentro da fortaleza. Era o ponto mais seguro da cidade e centro do Collachium, o Bairro dos Cavaleiros. Hoje o Palácio foi transformado em museu de valioso conteúdo histórico.

O Collachium inclui a Rua dos Cavaleiros. Na entrada do Bairro antigo aparece o Portão D’Amboise. Esses portões aumentavam a segurança das cidades medievais.

Um dos pontos mais importantes da cidade é a Rua dos Cavaleiros. Uma grande muralha contínua, com casas, hospedarias, onde viviam os Cavaleiros de São João, que guardavam o Santo Sepulcro. Um ícone medieval de cavaleiros eles se tornaram uma ordem militar depois da primeira cruzada. Os cavaleiros compraram Rodes e conquistaram o seu povo em 1309.

Todo o acervo histórico e medieval de Rodes convive com hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de artesanatos e lembranças de viagem que fazem a festa dos turistas.

- Bairro dos Cavaleiros
- Cavaleiros de São João
- Chares de Líndos
- Collachium
- colosso
- Colosso de Rodes
- Deus Sol
- Hélio
- Ilhas Gregas
- Joaquim Nery
- Líndos
- maravilhas do mundo
- Mônica
- Nery
- Ordem de Malta
- Palácio dos Grão-Mestres
- Portão D'Amboise
- Porto de Mandráki
- Quinho
- Rodes
- Rua dos Cavaleiros
- Santo Sepulcro
- sete maravilhas do mundo
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (8)
joaquimnery
08 set 2019Olá Artur,
Segue um link para você sobre a Ilha de Rodes. https://www.guiaviagem.org/rodes/#
Um abraço,
Joaquim Nery
ARTUR GOMES SOUSA
04 set 2019Claro e gostaria de saber mais sobre este lugar em específico
ARTUR GOMES SOUSA
04 set 2019fiz um vídeo com esta placa do traçado da cidade e construções próxima, mas não tenho maiores informações
Pedro Paulo
29 jul 2015Olá Ioana !!! Estarei em Rhodes, agora em Setembro. Poderia me dar umas dicas ? Obrigado pela ajuda
Marcos Villela Moreno
19 jul 2015olá eu estive em rhodes no ano de 2008 por favor você tem alguma foto da igreja em o que o apostolo paulo pregou quando passou pela cidade.
joaquimnery
21 out 2012Obrigado Ioana. Estamos planejando uma viagem para abril/2013 onde pretendemos ir ao Egito e voltar à Grécia para levar os nossos filhos. Se der certo faço contato com você. Um abraço.
Ioana
21 out 2012Parabéns! Lindos artigos e fotos sobre Rhodes. Moro na ilha desde 1981, filha de gregos de Malona (interior), nascida em São Paulo. Faço parte da diretoria do grupo Rhodes Riches, que se ocupa do Patrimônio Histórico e Cultural da ilha, ficarei feliz em
ter a oportunidade de ajudar amigos do Brasil, e em especial, receber você Joaquim em sua próxima visita!
Sílvia Jane Pontes Cruz
20 jun 2012Invejo você. Gostaria de poder visitar o lugar. Adorei as fotos e as informações sobre o mesmo