A Acrópole de Lindos na Ilha de Rodes
- 2721 Views
- joaquimnery
- 8 de janeiro de 2012
- 7
- Destaques Europa Grécia
Quando saímos de Pátmos, passamos por Kusadasi, na costa da Turquia. Como já tínhamos ido a Kusadasi no início da viagem, colocarei aqui um link sobre o texto http://bit.ly/uMeJNc , para você que quer saber um pouco mais sobre esse encantador balneário turco. Saímos de Kusadasi e seguimos para Rodes.

O Ilha de Rodes possui muitas praias atraentes frequentadas por turistas do mundo inteiro. Bons restaurantes, casas festivas e animadas, completam o espírito da Rodes atual.
Quando paramos em Rodes, seguimos até Líndos, um dos pontos altos de visitação da ilha. Líndos é um Patrimônio Histórico e Cultural. A cidade possui um grande conjunto de casas brancas e palácios dos cruzados medievais.

As enseadas fechadas e baías protegidas de Líndos fizeram da cidade, no século VI a.c., o mais importante porto da Ilha de Rodes. A baía de São Paulo, onde o apóstolo aportou em 43 d.c. é um dos cartões postais de Líndos. Hoje as suas ruas estreitas ficam apinhadas de turistas do mundo inteiro.

No centro da cidade não passam carros. O ônibus ou os carros ficam em grandes estacionamentos periféricos e daí se chega a Líndos. Só se anda a pé ou de burricos. A cidade vive do turismo. Possui centenas de lojinhas, restaurantes, bares e outros serviços.

No meio das ruelas existem construções históricas e imponentes. Algumas delas foram transformadas em pousadas. Às vezes um grande portão dá acesso a belos pátios floridos.
No centro de Líndos aparece a igreja bizantina Panagíae. Uma basílica do século X, que foi reconstruída no século XV. A igreja possui um belo Campanário e domos abaulados em estilo bizantino.

A principal atração da cidade é a Acrópole, área urbana construída na parte mais alta da cidade, onde ficavam os principais prédios públicos e era, por conseqüência, a área mais protegida. Para se chegar até lá, atravessamos as ruelas da cidade e subimos a 125m de altitude, por caminhos estreitos. Pode-se ir a pé ou de burro.

No alto da Acrópole aparece o Templo de Atena, do século IV a.c. O templo era um dos lugares mais sagrados da Antiguidade.

No século XIII, os Cavaleiros Hospitalários da Ordem de São João fortificaram a cidade com altas muralhas.

A principal praia de Líndos é a Megálos Gialós. Lá de cima da Acrópole, temos uma vista deslumbrante destas praias ao redor de Líndos.


Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (7)
joaquimnery
22 jan 2015Olá Anderson,
Rhodes é sim uma ilha muito interessante, sobretudo pelo conteúdo histórico. Se o seu objetivo for contemplação da naturez\a e baladas, é melhor ficar mais tempo em ilhas com Mikonos, Santorine ou Paros.
Anderson Giannetti
22 jan 2015Olá Joaquim, tudo bem? Vou para Atenas no meio do ano, Rodes seria uma otima opção no passeio, ou outras ilhas são mais interessantes? Obrigado e Abraços. Anderson.
Anônimo
22 jan 2015Vou para Atenas no meio do ano, Rodes seria uma otima opção no passeio, ou outras ilhas são mais interessantes. Obrigado. Anderson
joaquimnery
16 jan 2013Olá Márcia,
O passeio na Ilha de Rodes, é fundamental que você faça com a Agência, pois Líndos é imperdível e fica um pouco distante do porto. Claro que você pode ir de taxi, mas com a Agência você poupa tempo e obtém mais informações. Outras ilhas como Mikonos e Santorini são mais fáceis de circular por conta própria. Em Mikonos existe uma opção para visitar a Ilha de Delos que vale muito à pena.
Um abraço.Boa viagem e divirta-se.
Márcia Castaldi
16 jan 2013Olá Joaquim
Gostei muito de suas informações. Vou para Grécia em final de abril e farei um cruzeiro pelas ilhas gregas e a agencia de viagem quer me vender também os passeios pelas ilhas. Gostaria de saber se há a necessidade de comprar esses passeios ou se podemos fazê-los por conta. O que você recomenda?
Grata
Márcia Castaldi
joaquimnery
08 abr 2012Claro que dá. Isso exige mais tempo de pesquisa e dedicação. Quando você viaja sem agência, às vezes perde muito tempo e não tem as melhores informações dos lugares, sobretudo se forem lugares em que não dominamos o idioma que pode ser o caso da Grécia, Turquia e Egito. para países como esses recomendamos que procure um agente de viagens. Será melhor para você.
Sion e
03 abr 2012belas paisagens, quero ir na grecia, turquia e egito no ano que vem, sera que dá pra ir sem operadora?