Guimarães, Portugal nasceu aqui
- 861 Views
- joaquimnery
- 10 de julho de 2022
- Europa Portugal Super Destaque
Dia 12 de abril de 2022
De Régua para Guimarães
Depois de visitar o Vale do Douro, seguimos adiante nessa nossa aventura pelo norte de Portugal e Espanha. Saímos pela manhã com destino a Santiago de Compostela, na Espanha. Antes, porém, precisávamos dividir a trajetória e visitar alguns lugares importantes do norte de Portugal. Fizemos uma primeira parada na cidade de Guimarães. São 90 km de Peso da Régua, no Vale do Rio Douro, até Guimarães, que percorremos em aproximadamente 1,5 horas.

A Região do Minho
A região do Minho fica no norte de Portugal, entre os Rios Douro e Minho, na fronteira com a Espanha. É o berço da nação portuguesa. Concentra duas das cidades históricas mais importantes do país: Guimarães, a mais importante, onde surgiu a nação portuguesa. E Braga, o principal centro religioso. Guimarães é uma cidade pequena, possui aproximadamente 55 mil habitantes. Foi o primeiro local em que paramos na Região do Minho.

A expulsão dos Mouros
A região foi ocupada ao longo da história, por celtas, romanos, suevos, visigodos e mouros. Finalmente, depois de longas batalhas, no século XII, foi proclamada, o nascimento da nação portuguesa, pelo Rei Afonso Henrique, em 1139, na região de Guimarães. Até essa época, toda a península Ibérica era ocupada e dominada pelos Mouros. Foi nessa região que começaram as lutas para a expulsão dos mouros pelos cristãos, do território que hoje se divide entre Portugal e Espanha. Até hoje, o perfil do Castelo de Guimarães aparece no brasão português.

O centro histórico de Guimarães
O centro histórico de Guimarães é muito bem preservado e charmoso. Destacam-se dois grandes edifícios: O Castelo de Guimarães ou Castelo de São Miguel e o Paço dos Duques. Os dois prédios ficam muito próximos um do outro. Estacionamos os carros nessa região do centro histórico e fomos visitar os dois edifícios.

O Paço dos Duques
O Paço dos Duques é uma construção do século XV, feita a mando de D. Afonso, o Conde de Barcelos e primeiro Duque de Bragança. É um edifício imponente, construído em estilo borgonhês, como consequência das observações de viagens feitas pelo Duque através da Europa. Depois de reformado, na primeira metade do século XX, se tornou a residência oficial do Presidente Salazar, durante a ditadura portuguesa.

O Cordeiro Pascal
Na visita ao Paço dos Duques, existe um museu com obras de arte importantes, tapetes persas e tapeçarias flamengas. Um dos destaques fica para o quadro “O Cordeiro Pascal” de Josefa de Óbidos. Uma artista nascida na Espanha, mas que viveu em Óbidos, no centro de Portugal. O teto do Paço dos Duques é um detalhe à parte. É feito de madeira de castanheiras e imita o casco virado de uma caravela.

O Castelo de Guimarães
O mais importante monumento da cidade é o Castelo de Guimarães ou Castelo de São Miguel, construído como equipamento de defesa, contra ataques dos mouros. Acredita-se que D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal tenha nascido aqui. O castelo possui uma localização estratégica, no alto de uma colina, que contempla toda a cidade. É uma fortaleza em ruínas, porém muito bem preservadas. Possui uma grande torre quadrada no centro e muralhas gigantescas ao seu redor.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.