Igrejas e catedrais de Portugal e Espanha – Parte II
- 603 Views
- joaquimnery
- 15 de setembro de 2022
- Espanha Europa Portugal Super Destaque
A Península Ibérica é uma região com forte influência da Igreja Católica. Portugal e Espanha têm belíssimos exemplos de igrejas e catedrais que foram implantadas ao longo de centenas de anos. Para uma contemplação comparativa, fizemos um resumo de algumas igrejas e catedrais especiais.

A Catedral do Bom Pastor
A Catedral do Bom Pastor em San Sebastián é uma igreja imponente do final do século XIX, a maior de San Sebastián, com 1900 metros quadrados de área e uma torre de 75 metros de altura. A fachada está alinhada com a da Catedral de Santa Maria del Coro, a principal igreja de San Sebastián.

A Catedral de Santa Maria del Coro
A Catedral de Santa Maria del Coro, em San Sebastián, na Espanha, fica na base da ladeira que leva ao Monte Urgull. Uma maravilhosa catedral barroca do século XVIII (1743), localizada no Centro Antigo da cidade. Um dos destaques fica para a fachada principal com nichos de grandes dimensões. Num deles apresenta a figura martirizada de São Sebastião.

A Catedral de Santa Maria de Pamplona
A magnífica Catedral de Santa Maria de Pamplona, em estilo gótico, fica localizada na parte mais alta e antiga da cidade. A Catedral, originalmente é do século XI, mas a que hoje se encontra em Pamplona foi reconstruída no século XIV. É o monumento gótico mais importante de Navarra. No centro da Catedral, destacam-se as cadeiras do coro e o mausoléu dos reis navarros, Carlos III e a sua esposa Rainha Leonor. Ao lado do claustro da Catedral, aparece o Museu Diocesano, na área da antiga cozinha e do refeitório, com um rico acervo sacro, com altares góticos, estátuas policromadas e relicários.

As Catedrais de Salamanca
A magnífica Catedral de Salamanca, na realidade são duas que ficam coladas uma na outra. A Catedral Nova, do século XVI foi construída ao lado da Velha, que não foi destruída, e hoje são integradas, separadas apenas por uma porta. É uma catedral gótica, com toques de barroco e arquitetura renascentista. Um dos destaques fica para a fachada oeste, com um belíssimo trabalho de entalhe em pedra, com cenas religiosas. Uma das curiosidades da fachada oeste é a presença da figura esculpida de um astronauta nos entalhes do pórtico central. O pórtico é originalmente do século XVI, mas o astronauta foi colocado ali em 1992, quando aconteceu a reforma da Porta de Ramos que estava desgastada pelo tempo. Foi adicionada pelo pedreiro Miguel Romero, sem conhecimento e/ou autorização do arquiteto responsável pela reforma. Hoje virou uma atração à parte no pórtico da Catedral.

A Catedral Velha de Salamanca
A Catedral Velha de Salamanca foi construída entre os séculos XII e XIII, nos estilos gótico e românico. O acesso se dá por uma porta no interior da Catedral Nova. Um dos seus destaques fica para o nicho atrás do altar mor, com 53 painéis pintados por Nicolás Florentino.

A Catedral de Ávila
A magnífica Catedral de Ávila possui uma aparência externa fortificada. Parte da Catedral está integrada à muralha medieval que cerca a cidade e protege o centro histórico. O interior é singular, construído com uma pedra manchada de branco e vermelho. Possui uma mistura de estilos românico e gótico.

A Catedral de Santa Maria de Segóvia
A Catedral de Santa Maria de Segóvia foi erguida entre os séculos XVI e XVIII. É a última grande catedral gótica da Espanha. Conhecida como a “Dama das Catedrais”, por conta das suas dimensões e elegância. Possui três cúpulas altas, belas janelas, com vitrais excepcionais. As abóbadas do seu interior chegam a atingir 33 metros de altura. A torre principal chega a 90 metros.

Catedral de Toledo
A belíssima Catedral de Toledo, aparece grandiosa no alto da colina, localizada numa praça pequenina que não nos permite uma visão confortável do seu esplendor. A atual catedral começou a ser construída em 1226 e a sua conclusão data de 1493. O longo Período de construção deu à Catedral de Toledo diferentes estilos arquitetônicos, predominando na área externa o Gótico-francês. No interior da Catedral destaca-se o Coro, com entalhes em madeira retratando a vitória dos reis católicos sobre os muçulmanos de Granada.

A Catedral de Sevilha
A Catedral Gótica de Sevilha possui uma torre maravilhosa. É uma das principais atrações da cidade. Fica no lugar de uma antiga mesquita. No alto da torre, com características da arquitetura mourisca, fica a La Giralda, o campanário, coroado por um cata-vento. No interior da Catedral fica o Pátio de Los Naranjos, também uma tradição e característica herdada dos árabes.

A Catedral da Sagrada Família em Barcelona
A Catedral da Sagrada Família é o símbolo maior de Barcelona e a maior obra de Gaudí. A construção começou em 1883 e não foi concluída até hoje, sendo que a obra somente foi interrompida durante a Guerra Civil Espanhola. Durante a construção, enquanto Gaudí ainda era vivo, ele ia improvisando à medida que a Catedral ia ganhando forma. Gaudí viveu internado na obra da Catedral durante 16 anos. Quando morreu somente uma torre da Sagrada Família havia sido concluída. As outras torres foram sendo construídas seguindo o projeto original. A parte mais completa da Catedral é a Fachada da Natividade, que foi concluída em 1904. O estilo é completamente diferente da fachada oposta (Fachada da Paixão). Hoje a obra continua com recursos de doações dos fiéis. Dentre os destaques da Sagrada Família destaca-se a Fachada da Paixão, obra do artista Josep Maria Subirachs.

Leia mais em:
- Catedrais
- Catedral da Sagrada Família em Barcelona
- Catedral de Ávila
- Catedral de Salamanca
- Catedral de Santa Maria de Pamplona
- Catedral de Santa Maria de Segóvia
- Catedral de Santa Maria del Coro
- Catedral de Sevilha
- Catedral de Toledo
- Catedral do Bom Pastor
- Catedral Nova
- Catedral Velha
- Espanha
- Igrejas
- Pamplona
- Portugal
- Salamanca
- San Sebastian
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.