Iniciando uma viagem fantástica de bike e barco
- 748 Views
- joaquimnery
- 18 de setembro de 2022
- Bélgica Europa França Holanda Super Destaque
17 de junho de 2022
Viajando após a pandemia da COVID-19
Começamos em 17 de junho de 2022, uma viagem desejada e que havia sido planejada desde 2019. Originalmente deveríamos realizar esse roteiro em junho de 2020, porém com a pandemia da COVID-19, a viagem teve que ser adiada para 2021 e em seguida para 2022. Situação que ocorreu com milhões de viajantes do mundo inteiro. Com a diminuição dos casos de Coronavírus pelo mundo e com o sucesso das campanhas de vacinação, finalmente chegou o dia da programação desejada.

Bike & Boat – De Bruges para Amsterdã
O roteiro definido foi um tour de bike durante 7 dias pela Europa, na região dos Países Baixos, saindo de Bruges, na Bélgica com destino a Amsterdã, na Holanda, margeando rios e canais da região. O roteiro foi prospectado pela Agência Via Alegria (www.viaalegria.com.br), numa parceria com a Operadora Bike Expedition e com a modalidade Bike & Boat. Pedalávamos durante o dia e à noite ficávamos hospedados num barco/hotel, que acompanhava o roteiro, pelos canais da região.

O barco Magnifique III
O barco/hotel que nos acompanhou foi o Magnifique III, com 20 cabines confortáveis e capacidade para 40 passageiros. Fomos 8 brasileiros e o restante do grupo era formado por americanos e canadenses.

Da Bélgica para a Holanda
Toda a região entre a Bélgica e a Holanda é formada por grandes planícies inundadas por deltas de alguns rios e pelo Mar do Norte, portanto o trajeto é totalmente cortado por canais, viabilizando esse tipo de roteiro. Seguimos pelas ciclovias que existem na região e sempre acompanhados pelo Magnifique III, o barco que nos deu apoio e hospedagem.

De Salvador para Paris
Antes do embarque em Bruges, na Bélgica, passamos dois dias inteiros em Paris. Foi por lá que a nossa viagem começou. Pegamos um voo da Air France em Code Share com a Gol, de Salvador para Paris, com uma conexão longa em Fortaleza (8 horas). O tempo de espera em Fortaleza foi aliviado por termos tido acesso à Sala VIP do Aeroporto, numa cortesia dos cartões Itaú Mastercard Black.

Chegando ao Aeroporto Charles De Gaulle
Finalmente embarcamos para Paris às 20:30h, com uma hora de atraso, que foi compensado no tempo de voo. Chegamos no Aeroporto Charles De Gaulle às 9:20h do dia seguinte. Lembrando que no verão, Paris possui 5 horas a mais que o Brasil, em diferença de fusos horários.

18 de junho de 2022
Juntando o grupo a partir de Paris
Começamos a juntar o grupo. Fomos 8 brasileiros, sendo 7 baianos. Chegamos em Paris. Eu Mônica, Dra. Irene Teixeira e Tatau (Carlos Eduardo Ávila). Depois nos encontramos com o restante do grupo em Bruges, na Bélgica. Seguimos direto para o Hotel Rochester na Rue La Boétie – 92, um hotel muito bom, com excelente localização e a apenas 200m da Champs Élysées, a mais famosa avenida do mundo.

A Avenida Champs Elysèes
Depois de dar entrada no hotel, fomos bater pernas na Champs Elysèes, até o Arco do Triunfo. A Champs Élysées é uma avenida larga, no coração da cidade, possui 71 m de largura e 1,9 km de extensão, com grandes calçadas laterais sombreadas pelas castanheiras-da-Índia e que liga a Place de La Concorde ao Arco do Triunfo, na Praça Charles De Gaulle Etoille. A fama de Paris se confunde com a da Champs Élysées, suas lojas chiques e cafés famosos que os franceses adoram e os turistas também. Os franceses chamam a sua avenida principal de “a mais bela do mundo” e poucos são aqueles que se arriscam a duvidar disso. Uma multidão sobe e desce freneticamente sem parar, observando as vitrines de lojas como: Nespresso, Disney, Sephora, Virgin, Toyota, Peugeot e Louis Vuitton e cafés famosos como o La Durée e o Café Foucault.

A Praça Charles de Gaulle Etoille
Subimos a Champs Élysées e chegamos ao Arco do Triunfo, na Praça Charles de Gaulle, o famoso monumento que é mais um marco dessa cidade cheia de símbolos. O Arco do Triunfo inaugurado em 1836 é um monumento militar, foi construído para comemorar as vitórias militares de Napoleão Bonaparte.

O Arco do Triunfo
No arco estão gravados os nomes de 128 batalhas e de 558 generais. Na base do Arco está o Túmulo do Soldado Desconhecido e por isso, ainda hoje é ponto central de homenagens e manifestações dos militares franceses. É o símbolo maior do patriotismo e orgulho francês. Fica no centro da Praça Charles De Gaulle Etoille, criada a partir do planejamento urbano realizado pelo Barão de Haussman no final do século XIX em Paris. Naquela época, a cidade era um centro desordenado e fétido. Ruas estreitas e sinuosas, faziam de Paris uma cidade trincheira.

O Barão Haussmann
O Barão Haussmann fez a mais profunda intervenção urbana que o mundo jamais tinha visto. Foi prefeito de Paris de 1853 a 1870. Ficou conhecido como o “artista demolidor”. Destruiu uma boa parte da cidade antiga, criando avenidas largas e planejadas. O Arco do Triunfo na Praça l’Étoile é o ponto de convergência. Daí partem doze avenidas espetaculares em forma de estrela. Dentre elas a Champs-Elyssées.

O traçado radiocêntrico
Esse traçado urbano é conhecido como radiocêntrico. As doze avenidas que convergem para o arco do Triunfo são largas e norteiam o traçado urbano de Paris. A Champs-Elyssées se completa com a Avenida Grand Armée, que segue até o Arco de La Defense, numa das áreas mais modernas da cidade.

O restaurante L’Atelier de Joël Robuchon
Depois de chegar ao Arco do Triunfo, voltamos para descansar um pouco no hotel e à noite saímos para jantar no famoso restaurante L’Atelier de Joël Robuchon. Já tínhamos ido antes a um Joël Robuchon, há 10 anos, em Londres e havia sido uma experiência maravilhosa. Dessa vez foi uma decepção. Excessivamente caro e a experiência gastronômica deixou muito a desejar.

Leia mais em:
- Aeroporto Charles De Gaulle
- Agência Via Alegria
- Air France
- Amsterdã
- Arco do Triunfo
- Avenida Champs Élysées
- Barão de Haussman
- Bike & Boat
- Bike Expedition
- Bruges
- Champs-Elysées
- Coronavírus
- COVID-19
- Europa
- Hotel Rochester
- Joël Robuchon
- L’Atelier de Joël Robuchon
- Magnifique III
- Países Baixos
- Paris
- Praça Charles de Gaulle Etoille
- Via Alegria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.