A cidade de Bath e o sítio arqueológico de Stonehenge
- 1825 Views
- joaquimnery
- 29 de setembro de 2018
- Destaques Europa Inglaterra Reino Unido
03 de setembro de 2018
Após a visita ao Castelo de Windsor, pegamos o ônibus e seguimos para cidade de Bath, no sudoeste da Ilha da Grã-Bretanha. Bath é famosa por ter sido a mais importante cidade romana da Ilha da Grã-Bretanha durante o período de ocupação do Império Romano sobre as ilhas britânicas. As termas romanas foram implantadas aí, no século I e é o maior testemunho da ocupação romana na Ilha.

A cidade possui um imenso e belo casario em estilo georgiano, típico dessa região do sul da Inglaterra.

O maior destaque de Bath fica para o Museu dos Banhos Romanos, o Great Bath. O local possui uma fonte de água termal e os romanos usaram essa fonte para erguer um grande complexo de casas de banho, piscinas, saunas, etc.

Hoje em dia existe um museu nessa antiga construção romana, que ensina um pouco sobre o estilo de vida que havia naqueles tempos. O museu mostra a riqueza da cidade no passado.

Ao redor do museu, aparecem ruelas charmosas, com muitas lojinhas de suvenires, artesanatos, galerias de arte, além de restaurantes, bares e cafés. A cidade é viva, com muitos artistas de rua alegrando os visitantes e à espera de uns trocados. Os romanos transformaram Bath no primeiro spa da Inglaterra.

Bem pertinho do museu fica o Parade Garden, um magnífico jardim, na beira do Rio Avon que corta a cidade. A bela ponte Pulteney Bridge é um dos marcos da cidade.

Ao lado dar termas romanas, no centro histórico da cidade aparece a bela Bath Abbey, de 1499, numa praça animada com músicos de rua, bares, restaurantes, galerias de arte e comércio para turistas.

Depois de visitar Bath, seguimos para Stonehenge, que fica a há 2 horas de viagem, no sentido de volta para Londres. É um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Um grande círculo formado por pedras gigantescas e que datam de aproximadamente do ano 3000 a.C. As pedras foram trazidas para esse sítio, de locais muito distantes, algumas de 40 milhas e outras de 150 milhas. Provavelmente foram transportadas por pequenos barcos de madeira, mas não se sabe ao certo como isso aconteceu.

Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante e famoso da Europa. A composição do círculo, provavelmente está associada a estudos astronômicos desses povos antigos, cujo objetivo era dominar o conhecimento sobre as estações do ano e sobre o calendário anual, condição vital para o domínio das atividades agrícolas e para a sobrevivência.

Muito provavelmente Stonehenge foi também utilizado como um templo religioso para as religiões pagãs. As evidências estão nos inúmeros corpos que foram encontrados nos arredores do círculo.

É incrível a emoção que senti quando me aproximei do Grande Círculo. Stonehenge sempre foi um local que desejei conhecer, por uma série de motivos, um deles, a bela imagem que aparece no épico filme Tess. No local do sítio arqueológico existe uma grande infraestrutura para receber os visitantes, com banheiros, lanchonetes e lojas de souvenires.

Após a visita a Stonehenge voltamos a Londres. Foi um passeio de dia inteiro, chegamos na Estação Victoria às 19:30h e seguimos de táxi até a Oxford Street, onde passamos na loja da Uniclo para comprar casacos. Seguimos andando de volta para o hotel e procuramos um restaurante para jantar. Encontramos, por sorte um excelente “italiano”, o Restaurante Locanda, do chef Locatelli, localizado no Hotel Hyatt Regent, ao lado do nosso hotel. O Locanda Locatelli é um dos melhores restaurantes italianos de Londres, com várias premiações.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.