AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE LIVERPOOL
- 1332 Views
- joaquimnery
- 30 de setembro de 2018
- Destaques Inglaterra Reino Unido
04 de setembro de 2018
Escolhemos Liverpool para começar a viagem em direção ao norte da Ilha da Grã-Bretanha. Seguimos de táxi para a Estação de Euston, em Londres, onde pegamos um trem para Liverpool. O excelente sistema de transporte ferroviário do Reino Unido facilita os deslocamentos entre as principais cidades do país. O trem sai rigorosamente no horário marcado. São 2 horas até Liverpool.

Chegamos a Liverpool e fomos nos hospedar no Hard Days Night, um hotel temático, com ares de hotel boutique que transpira Beatles por todos os lados. Fica ao lado da Mathew Street, a rua do Cavern Club, o templo dos Beatles. Toda a decoração e atmosfera do hotel homenageia a famosa banda de Liverpool, na decoração das áreas comuns, nos quartos e até na fachada. Para quem quer ter uma experiência de Beatles em Liverpool, o Hard Days Night é um excelente começo, até porque é um bom hotel.

Mas Liverpool não é só Beatles. A cidade cresceu e se desenvolveu em função do seu porto e de ter se tornado uma área estratégica na logística comercial e mercantil do Reino Unido. As docas de Liverpool, nas margens do Rio Mersey, foram áreas de saída dos produtos ingleses e dos cidadãos irlandeses que migraram para a América a partir do século XIX.

Muitos dos irlandeses que tentavam migrar para a América através do porto de Liverpool, acabaram ficando na cidade, que por conta disso tem uma forte ligação com a Irlanda.

Deixamos as malas no hotel e seguimos para a Rua Mathew Street que fica ao lado, onde fizemos um lanche no bom restaurante Festival, que pertence ao Bem Brasil. O restaurante possui um bom atendimento e fica em frente à Cavern Club, o que já nos coloca no clima dos Beatles.

Saímos em seguida em direção ao Albert Dock, uma área recuperada do antigo porto de Liverpool e que hoje é cheia de museus, lojas, restaurantes, hotéis. O Albert Dock é a atual sala de visitas de Liverpool e deu uma nova cara à cidade.

No caminho entre o hotel e o Albert Dock, passamos pelo Liverpool One Shopping Centre, um grande shopping center perfeitamente integrado com as ruas ao seu redor. Parte do shopping fica ao ar livre e às vezes é difícil distinguir onde está o mall e onde estão as ruas.

O Albert Dock ocupa o lugar das antigas docas da cidade que foram desativadas em 1972. É formado por cinco grandes galpões que foram reformados e revitalizados a partir dos anos 90 e hoje compõem um enorme complexo com museus, galerias de arte, lojas, restaurantes, hotéis e prédios de escritórios.

Dentre os museus do Albert Dock, destacam-se o Merseyside Maritime Museum que é dedicado à história do Porto de Liverpool, à construção naval da cidade, às batalhas navais da Segunda Guerra Mundial e à emigração dos irlandeses para a América. O Tate Liverpool é uma filial do famoso museu de Londres e possui um grande acervo de arte contemporânea. O Museum of Liverpool fica num edifício moderno e conta a história da cidade.

Circulamos bastante pelo Albert Dock e na volta para o hotel, paramos para jantar no excelente restaurante Jamie’s Italian, do Chef Jamie Oliver, nas imediações do complexo do Shopping.

- Albert Dock
- Beatles
- Bem Brasil
- Festival
- Grã-Bretanha
- Hard Days Night
- Irlanda
- Jamie Oliver
- Jamie’s Italian
- Liverpool
- Liverpool One Shopping Centre
- Mathew Street
- Merseyside Maritime Museum
- Museum of Liverpool
- Porto de Liverpool
- Reino Unido
- Restaurante Festival
- Rio Mersey
- Segunda Guerra Mundial
- Tate Liverpool
- The Beatles
- The Cavern Club
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.