The Magical Mistery Tour em Liverpool
- 1275 Views
- joaquimnery
- 4 de outubro de 2018
- 1
- Destaques Europa Inglaterra Reino Unido
05 de setembro de 2018
Esse era o nosso segundo dia em Liverpool. Saímos do hotel The Hard Days Night pela manhã e fomos andando até o Albert Dock, ponto de encontro, para o The Magical Mistery Tour que já tínhamos agendado desde o Brasil e local onde fica a agência que organiza o passeio. O ônibus que faz o passeio tem uma pintura amarela tematizada com o cartaz do filme famoso dos Beatles. Aqui começavam as emoções.

O The Magical Mistery Tour é um passeio guiado em inglês e o guia não estava preocupado com outros idiomas, nem existe tradução eletrônica, falava muito rápido e isso prejudicou um pouco a compreensão do tour para nós, pois não conseguíamos pegar todos os detalhes. O passeio passa pelos principais pontos relevantes nas vidas dos 4 Beatles em Liverpool.

Ele vai contando a história dos Beatles desde o nascimento dos 4 garotos de Liverpool, passando pelos principais episódios que marcaram as suas vidas e acabaram influenciando as suas composições e carreira. Passamos pelas casas onde morou Ringo Starr, John Lennon, Paul McCartney e George Harrisson. John Lennon e Ringo Starr nasceram em 1940, Paul McCartney em 1942 e George Harrison em 1943.

A primeira parada foi na casa onde viveu Ringo Starr, na Admiral Grove. Em frente à casa de Ringo ficava o Empress Pub, cuja fachada ilustrou a capa do primeiro LP solo do artista após a separação dos Beatles, lançado em 1970. A mãe e o padrasto de Ringo cantavam com frequência nas noites desse pub.

Seguimos para a Rua Penny Lane, que ficou marcada pela música título que homenageia essa rua por onde Paul, John e George costumavam passar entre as suas casas e a escola. Várias músicas dos Beatles homenageiam a cidade e relembram detalhes das suas infância e adolescência, mas Penny Lane é uma obra-prima e talvez a mais importante delas. A música foi escrita por Paul, numa parceria com John e cita personagens com os quais eles conviveram.

Paramos no portão de Strawberry Fields, uma mansão construída no século XIX por um rico comerciante de Liverpool, que serviu de inspiração para outro sucesso dos Beatles, Strawberry Fields Forever. A casa original foi destruída e no seu lugar foi construído um orfanato para meninas. O marco maior de Strawberry Fields é o grande portão da entrada do terreno.

Seguimos até a casa de John, na Menlove Avenue, onde viveu com a sua tia Mimi após a separação dos seus pais e a casa onde morou com a sua mãe Julia, que morreu atropelada na rua em frente, em 1958.

Passamos pela casa de Paul, em Speke, o bairro onde ele conheceu George Harrison.

O Tour termina no centro da cidade, perto da Rua Matthew Street, onde fica o Cavern Club, o templo que fez explodir a paixão pelos Beatles. Descemos as escadas do Cavern Club e quando chegamos em frente ao palco fomos tomados por uma forte emoção.

A Matthew Street, no final da década de 50 e início dos anos 60, era uma rua animada e frequentada por muitos jovens e adolescentes. O Cavern Club era um clube de música que ficava no porão de um dos casarões da rua. Lá dentro, existem alguns pequenos túneis que faziam parte da estrutura do casarão e que foram adaptados para festas de pequenos grupos. No final de um dos túneis havia um pequeno palco onde as bandas se apresentavam. Várias bandas e outros cantores de Liverpool se apresentaram ali. A acústica da “caverna” era maravilhosa e isso incentivava as apresentações.

Os Beatles começaram a se apresentar ali, ainda com o nome de The Quarry Men e mais tarde como The Silver Beatles. Rapidamente atraiam multidões e as tardes e noites do Cavern foram se tornando memoráveis. Em dois anos de apresentações no Cavern Club, os Beatles fizeram 275 apresentações, com shows que chegavam a ter até 4 horas de duração. Como não serviam bebidas no Cavern, eles costumavam se encontrar num bar da Matthew Street, o Grapes, antes e depois dos shows, onde podiam beber e a paquera estava liberada.

O Cavern Club original foi destruído pela companhia de saneamento de Liverpool, para a implantação de infraestrutura nessa área. Hoje em dia foi reconstruído um novo Cavern Club, com a mesma arquitetura, um pouco menor, mas com dimensões semelhantes e usando os tijolos originais.

Hoje, quem visita Liverpool atrás das memórias dos Beatles, vai a “esse” Cavern Club e tem a sensação de estar no original. Eles organizam shows, das 11h às 24h, com várias bandas e artistas locais que vão se revezando a cada hora, mas ídolos do rock e pop internacional, como Adele, Rolling Stones, The Who e o próprio Paul McCartney, após a separação dos Beatles, dentre outros, também já se apresentaram ali.

Quando chegamos lá embaixo, depois de três lances de escada, havia a apresentação de um músico solitário, e depois, mais um. Obviamente cantando músicas dos Beatles. Se fecharmos os olhos, dá para sentir as emoções do início do Cavern e as lágrimas insistem em cair. Tomamos uma cerveja, ficamos por aproximadamente uma hora pensando em tudo que deve ter acontecido por ali.

- Admiral Grove
- Albert Dock
- Beatles
- Empress Pub
- George
- George Harrisson
- Inglaterra
- John
- John Lennon
- Liverpool
- Matthew Street
- Menlove Avenue
- Paul
- Paul McCartney
- Penny Lane
- Reino Unido
- Ringo
- Ringo Starr
- Strawberry Fields
- Strawberry Fields Forever
- The Beatles
- The Cavern Club
- The Hard Days Night
- The Magical Mistery Tour
- The Quarry Men
- The Silver Beatles
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
THE MAGICAL MISTERY TOUR EM LIVERPOOL — Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery | O LADO ESCURO DA LUA
04 out 2018[…] via THE MAGICAL MISTERY TOUR EM LIVERPOOL — Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery […]