A Basílica de São Pedro, no Vaticano
25/09/2014
Seguimos dos Museus do Vaticano para a Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro. A Praça foi criada por Bernini, o escultor que mais obras têm em Roma, entre 1656 e 1667, em estilo clássico com toques de barroco. No centro da Praça existe um obelisco egípcio com 40 metros de altura colocado ali desde 1585.

A Praça tem uma forma de elipse rodeada por colunas dóricas que simbolizam a Igreja Mãe. Há um corredor largo entre as colunas onde podem passar carros e pessoas. Sobre a balaustrada que cerca a Praça existem 340 estátuas de mártires, santos, papas e fundadores de ordens religiosas.

Havia uma multidão na fila para entrar na Basílica, mas essa fila anda rápido e não causa transtornos, pois não se paga ingresso para visitar a Basílica, é provocada pela revista de segurança que se faz na entrada. Se estiver no seu programa visitar a Basílica de São Pedro que é imperdível, tenha cuidado com a roupa que vai usar, pois não é permitido entrar na igreja com saias ou bermudas curtas e ombros de fora.


A Basílica é a mais importante igreja católica do mundo, atrai peregrinos e turistas o ano inteiro. Ocupa uma área de 2,3 hectares possui 186 metros de extensão e pode abrigar até 60 mil devotos. É aí que acontecem as mais importantes cerimônias da Igreja Católica no Mundo.

A Basílica original foi construída pelo Imperador Constantino, sobre o túmulo de São Pedro, em 324 d.C.. São Pedro foi enterrado aí no ano de 64 d.C., no antigo Circo de Nero. A antiga igreja foi reconstruída ao longo dos séculos XV, XVI e XVII e inaugurada oficialmente em 1626.

Muitos dos artistas do renascimento contribuíram para a construção e decoração da Basílica de São Pedro. Destacam-se o Domo criado por Michelangelo (que morreu antes de terminá-lo), com 136,5 metros de altura e os detalhes arquitetônicos de Bernini, sobretudo o maravilhoso baldaquino que fica abaixo do domo em mármore preto com pinturas douradas.

O baldaquino de Bernini é de 1624, foi encomendado pelo Papa Urbano VIII e fica sobre o túmulo de São Pedro.

A obra prima da Basílica é a Pietá criada em 1499 por Michelangelo, aos 23 anos de idade e que representa Jesus nos braços da Virgem Maria e é considerada uma das melhores representações da anatomia humana já feita pela arte. A leveza e sensualidade são visíveis na Pietá.

Dentro da Basílica existem outras esculturas maravilhosas como o túmulo do Papa Alexandre VII, que foi o último trabalho de Bernini na Basílica, concluído em 1678, misturando mármores de várias cores e a escultura de Santa Verônica com movimentos graciosos, que deram nome a um passo da tourada espanhola, o Verônica.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Caroline Dib
17 set 2017Tô indo lá, ver tudo de perto, mas curtindo antes seu registro tão bem feito.