A Fontana de Trevi e outras atrações de Roma
- 1648 Views
- joaquimnery
- 12 de setembro de 2014
- 3
- Destaques Europa Itália
17/01/1992
Terminamos o Tour na Praça Veneza, onde fomos almoçar e continuamos a pé em direção à Fontana de Trevi, a mais importante fonte romana, feita em mármore, representando Netuno numa biga com dois tritões, um tentando domar um cavalo bravio e outro um animal mais tranquilo, fazendo alusão às diferentes condições do mar.

É um dos pontos mais pitorescos de Roma, onde os turistas (nós também) jogam moedas na fonte com intuito de retornarem a Roma o mais breve possível.

A localização da fonte não valoriza a perfeição da obra. Com 26 metros de altura e 20 metros de largura, fica numa praça acanhada, pequena, escondida, como se fosse uma pérola no centro de uma concha.

A Fontana de Trevi foi criada por Nicola Salvi em 1762 para marcar a parte final do aqueduto Aqua Virgo construído pelos romanos no ano 19 a.C., foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema. No filme La Dolci Vita de Frederico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni para fazer o mesmo.

Seguimos a pé passando pela Via Dei Fiori Imperial até o Fórum Romano. Impressionantes ruínas das principais construções da Roma Antiga. Passamos pela Coluna de Trajano, Fórum e Mercados de Trajano, Fórum de Augusto, Fórum de César, Fórum de Nerva e pelo grande conjunto arqueológico do local, com destaques para: Arco de Sétimo Severo, Templo de Castor e Pólux, Casa de Vesta e Arco de Tito.

Saímos do Capitólio e paramos em frente ao monumento Il Vittoriano e continuamos a pé até o Pantheon ou Pantheon de Agripa, é o único edifício existente em Roma que foi construído na época greco-romana, no século 27 a.C., por Agripa.

O Pantheon é um antigo templo romano em forma cilíndrica com um átrio sustentado por 16 colunas. O projeto atual é de 118 d.C. e se encontra em perfeito estado de conservação. Foi construído e talvez projetado pelo Imperador Adriano e desde então ele sempre foi usado. Primeiro como templo dedicado a todos os Deuses e a partir do século VII, como templo cristão.

No interior do Panteão um grande domo hemisférico possui o raio equivalente à altura do cilindro, o que garante proporções perfeitas e harmoniosas. No alto do cilindro, o óculo (uma abertura circular), possibilita a entrada de luz. Na frente mais um obelisco egípcio.

Continuamos até a Praça Navona, a mais charmosa e fantástica Praça de Roma. A praça está instalada sobre um antigo estádio romano, do século 1o d.C., usado para competições de atletismo. Nos arredores existem elegantes cafés.

A atual aparência da Praça vem do século XVII, quando foi implantada aí a Fontana dei Quattro Fiume (Fonte dos Quatro Rios), a mais importante obra de Bernini, com figuras sentadas sobre rochas abaixo de um obelisco e que representam os quatro maiores rios do mundo, já conhecidos até então: Nilo, Prata, Ganges e Danúbio.

É aí na Praça Navona que fica a Embaixada do Brasil, num belíssimo prédio histórico de Roma. Voltamos até a Praça Argentina onde pegamos um táxi até o hotel.

A sensação que tivemos naquela nossa primeira visita a Roma era de que a cidade estava suja e os monumentos mal conservados.

Leia também:
- Agripa
- Anita Ekberg
- Arco de Sétimo Severo
- Arco de Tito
- Capitólio
- Casa de Vesta
- Coluna de Trajano
- Fórum de Augusto
- Fórum de César
- Fórum de Nerva
- Fórum de Trajano
- Fórum Romano
- Fóruns Romanos
- Fontana de Trevi
- Fontana dei Quattro Fiume
- Fonte dos Quatro Rios
- Frederico Fellini
- Ganges
- Il Vittoriano
- Imperador Adriano
- Itália
- La Dolci Vita
- Marcello Mastroianni
- Mercado de Trajano
- Netuno
- Nicola Salvi
- Nilo
- Panteon
- Pantheon
- Pantheon de Agripa
- Praça Argentina
- Praça de Roma
- Praça Navona
- Praça Veneza
- Prata
- Rio Danúbio
- Roma
- Templo de Castor e Pólux
- Tritões
- Via Dei Fiori Imperial
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
joaquimnery
01 out 2016Gabriel,
Desculpe. Obrigado pela correção. No ano 19 a.C.
Gabriel Barbato
01 out 2016Sério q o aqueduto foi construído no sec XIX aC?
Maria Helena
07 jul 2015Obrigada Joaquim Nery Filho!
Li hoje teus relatos e vi fotos sobre Roma. Estivemos lá em duas oportunidades e por vezes caminhamos sem saber tanto o quanto descrito por ti. Na próxima vamos te procurar no Google!! Com pessoas assim solidárias a cultura melhora muito!! Obrigada e abraços.