Piazza Navona, a mais esplendorosa praça de Roma
- 1796 Views
- joaquimnery
- 6 de abril de 2014
- Destaques Europa Itália
29 de junho de 2008.
De todos os edifícios históricos romanos, o Pantheon (Panteão), ou Pantheon de Agripa, é o único construído na época greco-romana, no século 27 a.C., por Agripa, no período da República Romana, possuía um projeto retangular convencional.

O projeto atual é de 118 d.C. e se encontra em perfeito estado de conservação. Foi construído e talvez projetado pelo Imperador Adriano e desde então ele sempre foi usado. Primeiro como templo dedicado a todos os Deuses e a partir do século VII, como templo cristão.

No interior do Panteão um grande domo hemisférico possui o raio equivalente à altura do cilindro, o que garante proporções perfeitas e harmoniosas. No alto do cilindro, o óculo (uma abertura circular), possibilita a entrada de luz.

Saímos do Pantheon pelas ruas estreitas do bairro e seguimos até a Piazza Navona, a mais charmosa e fantástica Praça de Roma. A praça está instalada sobre um antigo estádio romano, do século 1o d.C., usado para competições de atletismo. Nos arredores da praça existem elegantes cafés.

A atual aparência da Praça vem do século XVII, quando foi implantada aí a Fontana dei Quattro Fiume (Fonte dos Quatro Rios), a mais importante obra de Bernini, com figuras sentadas sobre rochas abaixo de um obelisco e que representam os quatro maiores rios do mundo, já conhecidos até então: Nilo, Prata, Ganges e Danúbio.

É aí na Praça Navona que fica a Embaixada do Brasil, num belíssimo prédio histórico de Roma.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.