A Villa Adriana em Tivoli, um monumento ao amor
- 3078 Views
- joaquimnery
- 27 de janeiro de 2015
- 1
- Destaques Europa Itália
15/10/2014
Saímos de Sorrento às 9h da manhã com destino a Tivoli, cidade localizada nos arredores de Roma, na Região do Lácio. Pegamos mais uma vez as estradas encantadoras da Costa Amalfitana e depois a excelente autoestrada que leva direto para Roma. Tivoli fica há aproximadamente 30 quilômetros da capital italiana.

A cidade que fica nas colinas nos arredores de Roma é uma excelente opção de passeio para quem já está hospedado na capital italiana. Existem excursões de dia inteiro que cumprem esse roteiro. É famosa pelas atrações históricas que possui. Foi aí nos arredores de Tivoli que o Imperador Adriano construiu a sua magnífica Villa Adriana e que hoje pode ser visitada. Apesar de estar em ruínas, muito da Vila permanece preservado e nos faz entender um pouco da vida dos romanos há 2000 anos atrás.

Ficamos hospedados no Victoria Terme Hotel, localizado em Tivoli Termi, uma vila próxima de Tivoli. É um hotel histórico que foi construído para servir de apoio à visitação da Villa Adriana e de outras atrações que existem em Tivoli, assim como proporcionar aos hóspedes, os prazeres das águas termais da região.

Na cidade de Tivoli e nas vilas que existem nos entornos, temos algumas outras atrações, como a Villa d’Este construída pelo Cardeal Ippolito D’Este II, governador de Tivoli no início do século XVI,e a Villa Gregoriana, além de templos romanos ainda bem preservados.

Tivoli fica no alto de uma colina, de onde se tem uma ampla vista para a planície romana. O clima agradável sempre atraiu os romanos, desde a Antiguidade. Imperadores e Papas construíram por aí belas mansões para as férias de verão, fugindo do calor excessivo de Roma e atraídos pelas águas sulfurosas e belas paisagens rurais.

A Villa Adriana foi construída pelo Imperador Adriano entre 117 e 138 d.C.. Adriano que também construiu o Panteão de Roma, deixou na Villa a sua marca na arquitetura, nas artes e a paixão pela cultura grega. É uma das maiores e mais belas “Villas” construídas no Império Romano.

Adriano viajou bastante pelo território do Império Romano da época e trouxe para a sua Villa, uma série de ideias e homenagens a monumentos vistos em outros lugares, como a Grécia e o Egito.

No atual sítio da Villa Adriana existem ruínas de vários prédios magníficos da época, como a Pequena Terma e a Grande Terma, o teatro, ginásio, biblioteca, arenas de gladiadores e um luxuoso palácio imperial.

Os destaques maiores ficam para as termas, piscinas e fontes, onde Adriano se esmerou. Adriano é considerado pela história como um Imperador culto, que gostava de ler e escrever poesias. Usava os jardins da Villa como fonte de inspiração.

Um dos principais sítios da Villa Adriana é o Canopo, um espelho d’água com 120m de comprimento e 18m de largura, emoldurado por cariátides e colunatas, que foram inspiradas em monumentos egípcios. Adriano dedicava o Canopo a Antínoo, um guerreiro romano que era o favorito do Imperador e que morreu afogado no Rio Nilo.

A estátua de Antínoo aparece ao lado do Canopo, juntamente com outras de divindades egípcias como Ísis e Serápis, confirmando a admiração de Adriano pelo seu guerreiro favorito. Canopo é um monumento ao amor.

Após a morte de Adriano a Villa começou a cair em decadência, foi abandonada e caiu no esquecimento. Em 1999 recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

À noite fomos a Tivoli em busca de um bom restaurante. Por sorte escolhemos o maravilhoso Restaurante Sibilla, localizado nos jardins do Templo de Sibilla, um dos mais bem preservados de Tivoli.

- Adriano
- Antínoo
- Antiguidade
- Ísis
- Canopo
- Cardeal Ippolito D’Este II
- Costa Amalfitana
- Egito
- Grande Terma
- Grécia
- Império Romano
- Imperador Adriano
- Itália
- Lácio
- Panteão de Roma
- Patrimônio Mundial da UNESCO
- Pequena Terma
- Restaurante Sibilla
- Rio Nilo
- Roma
- Serápis
- Templo de Sibilla
- Tivoli
- Tivoli Termi
- Victoria Terme Hotel
- Villa Adriana
- Villa D'Este
- Villa Gregoriana
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Eduardo Nery
27 jan 2015Tivoli é encantadora. Belas lembranças. A Villa D’Este é visita obrigatória para quem admira o belo. Quando voltar a Roma visitarei a Villa D’Este e jantarei no Sibila.