A Villa D’Este e seu jardim encantado
- 3070 Views
- joaquimnery
- 19 de fevereiro de 2015
- Destaques Europa Itália
16/10/2014
Estávamos em Tivoli e deveríamos seguir para Roma que fica a 30 km dali. Decidimos antes visitar a maravilhosa Villa D’Este, que para nós foi uma das maiores surpresas da viagem. Tínhamos ido a Tivoli para conhecer a Villa Adriana, mas nos encantamos com a Villa D’Este, que é a atração mais maravilhosa da cidade.

A Villa D’Este é uma magnífica mansão construída no século XVI por Pirro Ligorio para o Cardeal Ippolito D’Este, a partir da estrutura preexistente de um antigo mosteiro beneditino.

O Cardeal Ippolito D’Este era filho de Afonso I D’Este e de Lucrécia Borja e neto do Papa Alexandre VI. A imponência do Palácio demonstra a riqueza e o poder dos Papas e Cardeais daquela época.

Todos os cômodos são ricamente decorados com motivos diversos. Pinturas e esculturas compõem hoje o cenário de um bom museu, com móveis e roupas de época.

De 1550 até a sua morte em 1572, o Cardeal Ippolito criou um fabuloso jardim em terraços, em estilo Maneirista, que tira partido da declividade do terreno e da abundância de água na região. Logo no primeiro patamar um conjunto de leões compõe o primeiro conjunto de fontes.

O jardim possui cerca de 500 jatos d’água localizados em fontes, lagos e canais.

O terraço superior possui uma balaustrada de onde se tem uma bela vista panorâmica dos jardins, cercado por duas belas escadarias.

Na parte baixa das escadarias fica a Gruta de Diana, ricamente decorada com afrescos e mosaicos. No centro, a Fonte da Grande Taça feita por Bernini.

Um dos destaques do jardim é a Fontana dell’Organo e a Fonte de Netuno, que toca música em determinados horários do dia, a partir de um complexo sistema hidráulico.

O que mais impressiona na Villa são os seus maravilhosos jardins e as fontes de água que foram implantadas ali.

Deixamos a Villa D’Este e voltamos para Roma, para a nossa última noite de uma longa viagem organizada pela Via Alegria pelo Sul da Itália. Ficamos mais uma vez hospedados no bom Hotel Barocco, com uma excelente localização. Na madrugada voltamos para o Brasil.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.