Alberobello, a cidade das casas Trulli
- 2923 Views
- joaquimnery
- 11 de janeiro de 2015
- 3
- Destaques Europa Itália
12/10/2014
Deixamos a cidade de Lecce pela manhã e o nosso destino no final do dia seria Bari, mas a grande expectativa estava no caminho, a pequena e mágica cidade de Alberobello, cujo destaque maior é o conjunto de casas denominadas de Trulli.

A palavra Alberobello deriva de “Sylva Arboris Belli”, que significa “Selva das Árvores de Guerra”. A cidade fica ainda na região da Puglia, no alto de uma colina com muitos bosques e áreas agrícolas ao redor, onde as oliveiras e castanheiras são o seu principal produto.

Chegamos a Alberobello num domingo pela manhã, a cidade possui aproximadamente 11 mil habitantes, havia feira nas ruas, onde eram vendidos produtos da agricultura regional. O que primeiro nos chamou a atenção foram as diversas modalidades de azeitonas, de tamanhos, cores e sabores diferentes umas das outras.

A palavra Trulli vem do grego Tholos, que significa cúpula. São casas brancas, cilíndricas, construídas por pedras superpostas e que têm um teto formado por uma cúpula, também de pedra, onde muitas vezes são pintados símbolos cristãos e pagãos.

As Trulli Existem apenas nessa região ao norte da Puglia, mas em nenhum outro lugar, a concentração é tão grande quanto em Alberobello.

Descemos as ladeiras da parte mais nova da cidade e lá de cima já avistamos, do outro lado de um vale urbano, as casas Trulli. Um bairro inteiro de casas Trulli, mais parecem um presépio. Hoje a maioria delas foi transformada em lojas de artesanatos, bares e restaurantes.

Os moradores e proprietários das lojas, convidam os turistas a entrar nas suas casas/lojas, enfeitadas por belíssimos artesanatos locais, muitas delas possuem terraços, de onde podemos pegar excelentes fotos das cúpulas dos Trulli.

O bairro Trulli é formado por dois quarteirões: Monti e Aia Piccola, onde aparecem mais de mil casas Trulli, coladas umas nas outras. Estava lotado de turistas. Os navios de cruzeiro atracam em Bari, a 50 quilômetros daí e fazem excursões opcionais para Alberobello. Os turistas invadem as nossas fotos. É inevitável, temos que relaxar e conviver com isso ou então esperar a onda passar.

Diz a lenda que a origem das casa Trulli está associada a uma ideia do Conde Giangirolamo II, que na segunda metade do século XVII sugeriu aos moradores que construíssem casas fáceis de serem desmontadas rapidamente, para escapar da cobrança de impostos pela construção de novas casas. Uma espécie de ITPU da época. Quando vinham os coletores de impostos, as casas desapareciam.

Passeamos bastante pelo bairro Trulli, que hoje é um Patrimônio Histórico e Cultural da UNESCO. Paramos para almoçar uma excelente massa por aí, num restaurante instalado num complexos de casas Trulli. Tudo muito cheio de charme.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
Antides Santo
28 nov 2016O habitual. Alberobello significa, muito simplesmente, ÁRVORE (albero) BONITA (bello).. Para quê complicar? Basta ir ao dicionário de italiano!
Ontem, a NHK(Japão) transmitiu um programa, na série SOMEWHERE STREET (uma rua algures), com bonitas imagens desta terra e até do conjunto folclórico local a dançar, no estilo dos “ranchos” portugueses. Admirados? Afinal, não vieram da Puglia (Apúlia) muitos colonos para Portugal?
Antides Santo, Leiria.
Luiza
16 jan 2016Estava lendo um livro de uma escritora argentina e ela menciona o esmo tipo de arquitetura, mais rudimentar, na Argentina. Beatriz Sarlo, a autora, tb se surpreendeu com estes trullies na America do Sul.
Marilda Hoffmann
15 jan 2015Bem interessante, construção pitoresca, desconhecia.