Bari, a capital da Puglia
- 2724 Views
- joaquimnery
- 11 de janeiro de 2015
- Destaques Europa Itália
12/10/2014
Depois do almoço seguimos para Bari, que fica a uma hora de Alberobello e está localizada no “calcanhar da bota” italiana. Em Bari ficamos hospedados no bom Hotel Palace, com uma localização excelente, na porta de entrada do centro histórico. Literalmente um palácio.

Bari é uma cidade de aproximadamente 350 mil habitantes, grande para os padrões europeus. É a capital administrativa e comercial da Puglia, possui um excelente e importante porto. É a principal ligação do sul da Itália, no Mar Adriático, com a Grécia e consequentemente com o Mar Mediterrâneo.

Circulamos pela cidade antiga de Bari, mas era domingo à noite, a cidade histórica estava meio abandonada e não tivemos uma boa sensação dos becos onde nos metemos. Achamos que o clima no centro histórico não era muito amistoso. Foi a única cidade da viagem onde tivemos essa impressão.

Paramos para visitar a Igreja de São Nicolau, um importante centro de peregrinação no sul da Itália.

A Igreja de São Nicolau foi uma das primeiras igrejas normandas da Puglia e começou a ser construída em 1087 (século XI). São Nicolau é o padroeiro da cidade de Bari e da Rússia, por isso, muitos russos visitam Bari. É também o padroeiro das crianças e dos marinheiros.

Na cripta do subsolo da igreja ficam as relíquias de São Nicolau. Os restos mortais do Santo estão aí. É um local de forte religiosidade. Testemunhamos fiéis rezando alto e com grande fervor.

Seguimos caminhando pelos becos de Bari até a Catedral da cidade. O Duomo foi inspirado na Igreja de São Nicolau e data do final do século XII. O interior é simples, uma característica do período medieval.

Jantamos no bom restaurante do terraço do hotel, com uma bela vista do centro histórico da cidade. O restaurante no terraço do Hotel Palace tem uma excelente vista da cidade.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.