As praias da Puglia, na Península de Salento
- 2871 Views
- joaquimnery
- 2 de janeiro de 2015
- 7
- Destaques Europa Itália
10/10/2014
Estávamos em Lecce, no sul da Itália e pela manhã saímos para conhecer as praias da Puglia. Boa parte da Puglia é formado pelo “salto da bota” da Itália. Essa região compreende a Península de Salento, que possui belas praias e boas vistas panorâmicas voltadas para o mar. No verão europeu a região ferve e fica totalmente invadida por turistas de toda a Europa. Fomos no outono. Os turistas já tinham ido embora e as praias estavam vazias, mas ainda dava para arriscar um banho de mar.

A península possui dois caminhos de praias. Nesse dia pegamos a costa leste, que bordeja o Mar Adriático. Seguimos direto para Torre dell’Orso, um balneário italiano que lota no verão. Possui uma praia maravilhosa, com belas vistas das pequenas falésias que fazem a moldura da areia.

Em Torre dell’Orso a água do mar é de uma transparência “caribenha”, mas a temperatura da água, nessa época do ano é bastante fria. Não nos intimidamos com o frio e caímos no mar. Depois que o corpo acostuma, vale muito a pena.

De Torre dell’Orso seguimos até Otranto, a maior cidade dessa parte do litoral, possui algumas ruínas greco-romanas e outros sítios históricos da Itália medieval.

Foi em Otranto que seguimos a procura de um local conhecido como Mulino d’Acqua, um conjunto de falésias escondidas, de acesso difícil, pois não havia uma boa sinalização para chegar até aí. Vimos nos cartões postais e decidimos encontrar. Achamos o lugar e a vista para o mar é arrebatadora.

Na caçada aos recantos escondidos da costa da Península de Salento, saímos a procura da Piscina Natural La Poesia na Praia de Roca. Essa foi mais fácil de achar, pois fica quase na beira da estrada.

A piscina é impressionante, um grande buraco cavado na rocha, pela água do mar, que penetra por baixo e possibilita um banho difícil, mas mágico.

Fizemos uma última parada em um local desconhecido. Foi o instinto de viajante que nos fez parar aí. Numa cidadezinha na beira da estrada, resolvemos entrar num beco para ver onde dava. Chegamos num conjunto de falésias de pedras brancas que possibilitaram algumas das fotos mais mágicas da viagem.

No final da tarde voltamos para Lecce. À noite jantamos no bom restaurante Blu Notte, especializado em peixes e comida mediterrânea.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (7)
joaquimnery
06 jan 2019Olá Mariana,
Viajamos no mês de outubro. Foi uma boa época, pois fugimos da alta estação de verão e não pegamos o frio do inverno.
Mariana
03 jan 2019Boa noite! Vcs viajaram em que mês?
Ana Maria
13 jan 2017Belas fotos! É bem legal ver gente curtindo a natureza!
Stela
14 jan 2016Olá Joaquim, linda viagem!!!!! Parabéns!!! Se possível! Gostaria tb de receber o roteiro no mapa como solicitado pela Ana Claudia. Preenchi meu email no campo abaixo. Se vc puder mandar, show!!!! Abraços
joaquimnery
04 jan 2016Ola Ana,
Me passe um e-mail que te mando o roteiro. Fica melhor que por aqui. joaquimnery@viaalegria.com.br
Ana Claudia Sachser
03 jan 2016Ola Joaquim,
voce teria um roteiro no mapa do caminho que fizeram?
Me perdi na ordem dos posts.
flaviabraga
05 jan 2015As falésias de Mulino d’Acqua.. que cor de água foi essa hein..