Atravessando o Estreito de Messina
- 3675 Views
- joaquimnery
- 19 de dezembro de 2014
- 6
- Destaques Europa Itália
07/10/2014
Deixamos Taormina para trás, mas demos uma última olhada pela janela do carro para “retinar” a imagem maravilhosa do Mar Jônico. Iríamos deixar a Sicília e entrar na Calábria, o caminho nos levava a Messina, onde atravessaríamos o estreito entre a “bota” italiana e a Ilha da Sicília.

Chegamos a Messina e fomos direto ao terminal de Ferry Boats onde pegamos um barco para o continente. Do outro lado do estreito, as montanhas da Calábria despertavam o desejo de desvendar os seus mistérios.


Messina possui uma localização estratégica e por isso foi um intenso ponto de disputa entre os diversos povos que ocuparam a Sicília (gregos, romanos, árabes, bizantinos e normandos).

As mais graves destruições aconteceram porém nos fenômenos naturais graves e na Segunda Guerra Mundial quando Messina foi submetida a intensos bombardeios. A cidade está localizada numa área de forte atividade sísmica e já foi destruída várias vezes por inúmeros terremotos. Muitos deles seguidos de tsunamis. Um dos mais catastróficos aconteceu em 1908 e riscou a cidade do mapa, matando cerca de 80.000 pessoas.

Hoje a cidade é moderna e conserva poucos edifícios antigos que conseguiram sobreviver a todos esses eventos. Não visitamos Messina. Passamos direto, pegamos o ferry boat para a Calábria, atravessamos o estreito com 3,3 km de extensão. O projeto de construção da ponte sobre o Estreito de Messina ainda não está concluído e é um tema que desperta discussões calorosas entre os italianos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (6)
joaquimnery
31 ago 2019Obrigado Marly. Você vai amar a Sicília. Continue acompanhando o blog
Um abraço
Joaquim Nery
MARLY NERY
18 ago 2019Vou conhecer o estreito de Messina. To viajando na viagem. Joaquim sempre vejo relatos das suas viagens. Me ajudam mto…. Tb quero trabalhar na área de turismo.
joaquimnery
22 set 2017Quando viajamos, conhecemos lugares com os quais sonhamos e imaginamos um dia. Obrigado pelo complemento.
Eduardo Nery
22 set 2017Está travessia foi o ponto alto da viagem. Ficar na proa do ferri e imaginar Ulisses fazendo o mesmo percurso, tendo que se decidir entre é Cilas é Caribdes ê um delírio maravilhoso.
Anônimo
21 mar 2016Muito lindo mesmo. Sou estudante de geografia da Puc MG e estou fazendo um trabalho sobre o Estreito de messina. Se vc tiver mais informações a respeito e puder compartilhar, seria ótimo.
Ilza
19 dez 2014Que lugar lindo, desenhado por Deus, e feito fotos por um homem que divide seus sonhos.
AMEI!!!