Noto, a joia do barroco siciliano
- 1569 Views
- joaquimnery
- 23 de novembro de 2014
- 1
- Destaques Europa Itália
02/10/2014
Pela manhã, circulamos pelas ruas de Modica Alta, até o mirante de onde se tem uma vista espetacular de toda a cidade e do vale onde está localizada. Modica seguia o curso normal de uma segunda-feira e foi muito bom poder interagir um pouco com os cidadãos sicilianos.

Pegamos os carros e deixamos Modica para trás. Seguimos para Noto, o terceiro vértice do triângulo do barroco siciliano e uma das joias desse estilo. A viagem de Modica para Noto é de apenas 40 quilômetros. A cidade se parece muito com as outras duas (Ragusa e Modica), que compõem o “Triângulo” do barroco siciliano.

Em Noto fomos direto para o centro histórico, no Corso Vittorio Emanuele, onde ficam as principais manifestações arquitetônicas da cidade, que foi reconstruída no início do século XVIII para substituir a Noto Antica, fundada pelos gregos no século IX a.C. e que foi totalmente destruída pelo terremoto de 1693. Hoje é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

A maior parte das construções da cidade foi erguida com um calcário local, de cor branca, que adquire uma tonalidade marrom quando é exposta à luz do sol. O Corso Vittorio Emanuele é repleto de lojas de artesanato, galerias de arte, bares e restaurantes.

A Catedral de Noto foi construída em 1770, é projeto de Rosário Gagliardi. Possui uma bela fachada barroca, com duas torres laterais e uma grande escadaria em frente. Gagliardi foi o principal arquiteto da reconstrução das três cidades.

Ao lado da Catedral aparece a Igreja de São Francisco com uma grande escadaria e o Convento de São Salvador.

Um dos destaques arquitetônicos da cidade é o Palazzo Villadorata de 1730, localizado na Via Nicolaci, uma transversal do Corso Vittorio Emanuele. O palácio é um belo exemplo de construção nobre da Sicília da época. Possui balcões barrocos incríveis e no seu interior, funciona hoje um museu, com mobiliário de época.

Saímos de Noto e seguimos viagem para Siracusa. Decidimos passar antes na costa, onde fica a vila de Lido di Noto. Lido significa praia. Tínhamos notícia de que seria uma bela praia usada para veraneio de sicilianos. A visita foi uma decepção. Para nós que estamos acostumados a praias tropicais maravilhosas, Lido di Noto é uma praia sem charme nenhum.

Fizemos a volta e seguimos para Siracusa.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
xykosanto
23 nov 2014Republicou isso em xykosanto.