Modica, o segundo vértice do barroco siciliano
- 1251 Views
- joaquimnery
- 21 de novembro de 2014
- 1
- Destaques Europa Itália
01/10/2014
Deixamos Ragusa no meio da tarde e seguimos para Modica, localizada a 25 quilômetros e a meia hora dali. Modica pertence a Ragusa e faz parte do triângulo do barroco siciliano (Ragusa, Modica e Noto). A estrada passa pela zona rural da região, onde destacam-se as plantações de oliveiras.

Modica é uma cidade antiga, teve origem greco-romana, mas também foi totalmente destruída pelo terrível terremoto de 1693 e foi reconstruída nos anos seguintes seguindo o estilo arquitetônico da época, o barroco siciliano, o que deu a essa região uma identidade própria nesse canto da Sicília.

A cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade, fica numa encosta íngreme e é dividida em Modica Alta e Modica Baixa. Chegamos pela parte baixa e subimos as ladeiras estreitas e acidentadas para a parte alta onde ficava o nosso hotel, o maravilhoso Palazzo Failla, localizado em um antigo palácio da parte alta da cidade.

O hotel fica muito bem localizado no centro histórico de Modica Alta. Possui boas instalações divididas em dois prédios: o antigo Palácio Failla e um prédio mais moderno do outro lado da rua. O restaurante do hotel, o La Grazza Ladra, possui uma estrela no guia Michelin, o que credencia a sua qualidade.

Deixamos as malas no hotel e descemos as ladeiras estreitas, becos e escadarias de Modica. Fizemos uma primeira parada na bela Igreja de São Jorge, com a sua magnífica fachada barroca, a mais importante da cidade.

A igreja, que é muito parecida com a homônima igreja de Ragusa, fica no meio das ladeiras, possui uma grande escadaria na frente e uma bela vista da parte baixa da cidade.

Chegamos até a parte mais baixa da cidade, onde o Corso Umberto, uma avenida larga é ladeada por grandes palácios e casarões da época áurea do barroco siciliano. O Corso Umberto é cheio de lojas de artesanato, e casas de chocolates.

Aí na parte baixa da cidade fica a Igreja de São Pedro, do século XIV, mas que foi reconstruída no século XVIII, após o terremoto de 1693. A igreja possui uma bela escadaria na frente, com imagens de São Pedro, o padroeiro da cidade e São Paulo.

Modica é famosa também por um chocolate especial que foi desenvolvido aí e acredita-se tenha origem asteca. O chocolate de textura terrosa, foi durante muito tempo uma segredo das famílias nobres de Modica, mas hoje ganhou fama internacional e é um produto importante para o turismo da cidade. O grande embaixador de Modica.

Jantamos no excelente La Grazza Ladra, no Hotel Palazzo Failla.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Gioele
19 mar 2015Sabia que existe uma Modica em Brasil tambem? Modica Nova no estado de Minas. Eu sou modicano (aquela italiana) mas acho que e’ legal que existe uma outra Modica no mundo!