Outras atrações da Praça São Marcos em Veneza
- 2321 Views
- joaquimnery
- 16 de setembro de 2013
- 2
- Destaques Europa Itália
Ao lado da Basílica de São Marcos fica o Palazzo Ducale ou Palácio dos Doges. Os Doges eram os governantes de Veneza na Idade Média e o Palazzo Ducale era a sua residência oficial. Foi fundado no século IX, mas a atual aparência, uma obra prima gótica, foi construída nos séculos XIV e XV.

Hoje o palácio foi transformado em museu e é o mais importante e visitado de Veneza. Lá dentro salões imponentes são ricamente decorados por pinturas de Tintoretto, Veronese, esculturas e objetos de grande importância na história de Veneza.

No Palácio dos Doges eram feitos os julgamentos dos infratores. Uma das paredes do Palácio possuía a “Boca di Leone”, (Boca de Leão), local que servia para receber denúncias secretas.

O Palácio dos Doges é ligado às antigas prisões pela emblemática “Ponte dos Suspiros”. Quando os prisioneiros eram julgados e condenados no interior do palácio, passavam por essa ponte onde davam o “ultimo suspiro”, antes de chegar à prisão.

Em frente ao Palácio dos Doges, numa das extremidades da praça, fica a Torre do Campanário de onde se tem uma fantástica vista de Veneza. Para chegar ao alto da torre, hoje, existe um elevador. A torre original do século XII, desmoronou em 1902 e foi reconstruída da mesma forma que era antes.

Outro prédio famoso da Praça São Marcos é a Torre dell’Orologio. Uma torre trabalhada com esmero e construída no século XV para abrigar um belíssimo relógio. O mostrador do relógio é dourado e azul e possui representações das fases da lua e dos signos do zodíaco.

Na parte mais alta do relógio fica o leão alado que é o símbolo de São Marcos e duas figuras de bronze que tocam o sino de hora em hora. Diz a lenda que após a conclusão do relógio, os seus construtores tiveram os olhos arrancados para que não pudessem reproduzi-lo em nenhum outro lugar.

Na entrada da Praça São Marcos, para quem vem do mar, existem duas grandes colunas com os símbolos de São Marcos.

Existem algumas barracas ao lado da Praça de São Marcos onde pode-se comprar artesanato e máscaras de Veneza. Essas máscaras eram usadas pelos nobres para irem às ruas durante o carnaval misturando-se com o povo sem serem reconhecidos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Arlette DÁfflitto
09 dez 2013La Sereníssima, como Veneza é chamada, é realmente maravilhosa.Um lugar fantástico para se conhecer, é o Hotel Cipriani, na Ilha de la Giudeca. Toma-se um barco na Praça de São Marcos (gratuito) e é possível degustar um copo de Prosseco defrontre à piscina (único
Hotel em Veneza com piscina) , donde se tem uma vista belíssima das torres da Catedral. A piscina foi projetada em palmos pelo arquiteto,mas foi construída em metros (por engano) pelo engenheiro. Imagine o Luxo!
anisioluiz2008
16 set 2013Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.