San Gimignano, uma volta à Idade Média
- 1814 Views
- joaquimnery
- 29 de setembro de 2013
- Destaques Europa Itália
26 de junho de 2008
Saímos de Florença e partimos em direção ao litoral. O destino final seria Portofino, próximo a Gênova, na Ligúria. O caminho era através dos campos da Toscana. A paisagem é linda. As colinas seguem em ondulações verdes cobertas por vinhedos e oliveiras que se perdem no horizonte.

Fizemos uma primeira parada na pequena e encantadora cidade de San Gimignano, famosa pelas suas 13 Torres medievais e pela história medieval. As torres são avistadas de longe e dão a San Gimignano, uma aparência imponente. Foram construídas nos séculos XII e XIII, quando a cidade prosperou bastante, na Idade Média, pois fazia parte dos roteiros de peregrinação entre Roma e Santiago de Compostela. Era um importante ponto de parada, no caminho.

San Gimignano sofreu muito com a Peste Negra de 1348, que dizimou a maior parte da sua população e impôs um desvio no caminho dos peregrinos. Isso provocou o declínio econômico, mas ao mesmo tempo preservou a cidade, que permanece quase inalterada na sua arquitetura medieval.

A Torre Grossa, é a mais alta da cidade, com 54 metros e é aberta a visitação e subir as sua escadarias é um programa imperdível, para quem quer ter uma vista magnífica, lá de cima, dos campos da Toscana.

A cidade fica no alto de uma colina de 334m e serve de ponto de partida para visitantes da Toscana. As ruas estão lotadas de turistas do mundo inteiro, circulando pelas suas ruas e becos.

Chegamos a San Gimignano num dia de feira e isso atrapalhou um pouco a visitação da cidade, mas forneceu outra atração que foi, conviver com uma autêntica feira livre italiana. A cidade é rica em obras de arte, lojas, restaurantes e pousadas.

Almoçamos em San Gimignano e seguimos em frente pois tínhamos ainda um bom caminho.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.