O Trem de Flam e o Fiorde dos Sonhos
- 2676 Views
- joaquimnery
- 9 de outubro de 2016
- 4
- Destaques Europa Noruega
07/07/2016
Saímos pela manhã para mais um dia inteiro pela região dos fiordes. A primeira parada foi para conhecer o Glaciar Nigardsbreen. Os glaciares foram formados ao longo das eras geológicas. O gelo foi sendo acumulado a partir de várias camadas de neve superpostas, resultando numa espessa camada de gelo compactado. Em alguns glaciares, o gelo possui quilômetros de espessura. Pressiona o terreno e escorre lentamente por causa da gravidade. O resultado de tudo isso é a formação de vales profundos preenchidos pelo gelo.

O Nigardsbreen é um dos glaciares mais famosos e visitados da Noruega, sobretudo pela facilidade de acesso. A paisagem é encantadora. O nosso ônibus parou num estacionamento a um quilômetro do glaciar e pegamos um barco pequeno até a sua base. Pudemos fazer uma pequena trilha na parte mais baixa do glaciar. O contato com o gelo, de uma cor azul profunda, é encantador.

Essa trilha é leve, mas é preciso ter cuidado, pois em alguns lugares a camada de gelo é muito fina e pode ocasionar acidentes. Alguns aventureiros podem fazer trilhas mais radicais, porém, apenas acompanhados de guias especializados. O Nigardsbreen é um braço de um glaciar gigante, o Jostedalsbreen.

Após a visita ao Nigardsbreen, seguimos para a região de Flam, cuja programação era subir as montanhas no icônico Trem de Flam. Circulamos mais uma vez por estradas sinuosas e acidentadas. Uma curiosidade foi passar no maior túnel da Noruega, na região de Laerdal, com 24,5 km de comprimento. O túnel foi construído para encurtar a distância entre Oslo e Bergen,as duas principais cidades do país. São quase 30 minutos passando por debaixo da terra.

Chegamos a Flam e pegamos o trem para um bate e volta entre Flam e Mydral. São apenas 20 quilômetros, mas a paisagem é encantadora. O trem sai do nível do mar, no fiorde Aurlands, um dos braços do Fiorde dos Sonhos, até 863 metros de altitude em Mydral, tornando-se uma das mais íngremes ferrovias do Mundo. A cada estação do ano, a paisagem oferece vistas mais estonteantes.

No meio da viagem, que leva aproximadamente 40 minutos, aparecem cachoeiras encantadoras, vale profundos e uma densa vegetação. Como quem viaja de trem não vê o trem, a solução é ficar passando de um lado para o outro e aproveitando a paisagem maravilhosa.

É uma obra de engenharia espetacular. Possui cerca de 20 túneis e é uma das atrações mais populares da Noruega. Existe uma parada na volta, na cachoeira Kjosfossen, onde todos os passageiros descem para fazer boas fotos. Nesse ponto aparecem os Elfos, figuras mitológicas da Escandinávia, do sexo feminino, que vivem nas montanhas. A administração da ferrovia proporciona um show, onde algumas mulheres representando Elfos aparecem por trás das águas da cachoeira e cantam para os turistas. O canto dos Elfos tem o mesmo poder de atração e encantamento que o canto das sereias.

Quando voltamos a Flam, pegamos um barco e começamos a navegar por um dos braços do Fiorde dos Sonhos ou Sognefiord. É o maior e mais profundo fiorde da Noruega. O segundo maior do mundo, apenas ultrapassado pelo Scoresby Sund da Groelândia. Possui cerca de 204 km de extensão.

O Fiorde dos Sonhos, alcança uma profundidade de 1308 metros abaixo do nível do mar. As maiores profundidades encontram-se na parte mais interna do fiorde, entre Flam e Gudvangen, a pequena localidade para onde estávamos indo. Perto do local onde o Fiorde se encontra com o Oceano, a profundidade diminui para cerca de 100 metros abaixo do nível do mar. A largura média do Fiorde dos Sonhos é de cerca de 5 km. No trechos mais estreito, aí perto de Gudvangen, chega a 250 metros. As escarpas que margeiam o fiorde alcançam uma altitude superior a 1000 metros.

O Fiorde dos Sonhos possui vários braços, Flam e Gudvangen ficam na extremidade dos dois braços mais internos do fiorde. Vários povoados se encontram nas margens do fiorde e são comunidades ligadas por barcos. Gudvangen fica no Fiorde de Naeroy, um dos braços do Fiorde de Sogne.


Chegamos a Gudvangen e seguimos de ônibus até o Vale de Voss, onde ficamos hospedados no excelente Myrkdalen Hotel, uma estação de esqui, muito popular entre os noruegueses. Voss é uma pequena cidade localizada no coração dos fiordes da Noruega. É um destino sobretudo de inverno. Nas outras estações do ano serve de apoio aos viajantes que cruzam a região dos fiordes. O vale está cercado por rios, vales, montanhas, fiordes e lagos.


Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
joaquimnery
02 set 2017Não achei necessário o pernoite em Flam. A não ser que o seu objetivo seja fazer trilhas.
Um abraço
Cyro Hardman
15 ago 2017Peço aos amigos uma sugestão: uma ou duas noites em Flam? O que fazer?
Anônimo
10 out 2016Magníficas fotografias! Grata pela partilha.
Os meus cumprimentos.
Anônimo
10 out 2016Essas imagens são parecidas com telas pintadas a óleo muito lindas, Só que essas imagens são pintadas pela mãos de Deus. Obrigada por me mandar essas imagens isso faz com que meu dia fique mais colorido.