Atravessando os Alpes Escandinavos
- 6315 Views
- joaquimnery
- 8 de outubro de 2016
- 4
- Destaques Europa Noruega
06.07.2021
Após o almoço seguimos viagem e começamos a atravessar os Alpes Escandinavos. Uma cordilheira de montanhas que acompanha a Noruega de norte a sul. Em parte do território, os Alpes Escandinavos serve de fronteira entre a Noruega e a Suécia. Não era o caso dessa região por onde estávamos passando. Estávamos na porção sul do país, e nessa área, as montanhas são totalmente norueguesas.

Os Alpes Escandinavos são uma cordilheira de montanhas velhas, possuem uma idade geológica antiga e os picos são baixos e arredondados. O ponto mais alto dos Alpes Escandinavos é o Pico Galdhopiggen, possui apenas 2.469 metros de altitude, e fica na Noruega.

Como a Noruega está localizada em alta latitude, os Alpes Escandinavos, apesar de baixos, permanecem o ano inteiro cobertos de neve, pelo menos nas áreas mais altas.

No caminho, paramos para visitar a belíssima A Igreja de madeira de Lom, a Lomskyrkja, um vilarejo na beira da estrada. As Igrejas de Madeira são típicas da Noruega. São igrejas cristãs. Algumas ainda estão conservadas até hoje, a Lomskyrkja é a segunda maior do país.


No passado, a religião predominante no território da Noruega, na época dos vikings, era politeísta. Os deuses principais eram Odin, o Deus da Guerra e Thor, o Deus do Trovão. O cristianismo chegou na região no século X e rapidamente dominou a cultura local. Os elementos pagãos ainda estão presentes em vários cantos da região.

Dentre os símbolos pagãos da Noruega, uns dos mais populares são os Trolls, criaturas estranhas, com formato de humanoides, do folclore escandinavo. Podem ser gigantes como os ogros ou pequenas criaturas. Vive nas montanhas ou nas florestas, em grutas ou cavernas. Possuem orelhas e nariz imensos. Para homenagear os Trolls, os viajantes fazem pequenas pirâmides de pedras nas montanhas.


Na descida das montanhas passamos por vários grupos praticando esqui de fundo. Uma modalidade de esqui praticada no asfalto, durante o verão. O esqui de fundo usa rodinhas, mas mantém os praticantes do esporte, ativos durante os períodos do ano nos quais não existe neve.

Passamos pela Rodovia 55. As estradas da Noruega são cheias de curvas, sobretudo nas áreas das montanhas. Curvas estreitas e de 360º torna as estradas perigosas e exige dos motoristas uma intensa atenção. Muitas vezes os carros precisam parar para que os outros passem. A paisagem compensa tudo, existem vários mirantes no caminho. É maravilhoso.

Toda a região é marcada por uma grande quantidade de lagos. Esses lagos foram formados nas grandes depressões, cavadas pelo degelo das eras glaciais. Em geral, são bastante profundos. Fazem parte da paisagem da Noruega, possuem grandes extensões e muitas vezes são confundidos com os fiordes. As estradas margeiam os lagos.

Depois de atravessar uma boa parte da Noruega, descemos para o Sognefiord, Fiorde de Sogne ou Fiorde dos Sonhos, que vamos descrever no post seguinte. Chegamos a Hafslo, Um povoado pequeno e charmoso na beira do Lago Hafslo, que fica bem perto do final do Fiorde dos Sonhos e ficamos hospedados no Hotel Eikum, um hotel simples, mas adequado para o lugar.

Hafslo é um centro de partida e chegada de trilheiros. Existem excelentes trilhas para os mais diversos níveis de dificuldade. Dormimos uma noite aí e no dia seguinte partimos para conhecer o Fiorde dos Sonhos e arredores.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
joaquimnery
15 out 2016Olá Adalberto,
Infelizmente nunca estive no Alentejo nem no Algarve, mas Portugal é um destino encantador e as notícias que tenho desses lugares, são também animadoras. O Algarve é uma região de resorts e praias maravilhosas, ideal para ser visitado no verão. O alentejo possui raízes culturais mais fortes e excelente para tomar bons vinhos.
Divirta-se,
Joaquim Nery
AMEPE
14 out 2016Joaquim
Você já passou pela região do Alentejo (Évora, Extremoz) e no Algarve. Estarei indo para lá neste fim de mês e caso já tenha ido por lá, quais seriam suas dicas?
Forte Abraço
Adalberto Pedroso
Maria de Jesus
10 out 2016A gelada Noruega tem seus encantos.
Anônimo
08 out 2016Grata pelo envio de tão belas fotografias.
Cumprimentos.