O Parque Vigeland em Oslo
- 1725 Views
- joaquimnery
- 8 de outubro de 2020
- 2
- Europa Noruega Super Destaque
29 de junho de 1996
O Trampolim de esqui de Oslo
Estávamos em Oslo, na Noruega. Depois de um city tour que fizemos na parte da manhã que incluiu uma visita ao Museu dos Barcos Vikings, seguimos até o Trampolim Holmenkollen, o trampolim de saltos de esqui de Oslo, o mais antigo trampolim de saltos e um dos maiores do mundo.

Foi inaugurado em 1892 e de lá para cá já sofreu várias transformações para melhorar as condições de salto, ampliar a capacidade de público e modernizar a sua estrutura. Já foi reconstruído 14 vezes, sendo que a última grande reforma foi em 1992, para comemorar o centenário da sua construção. Em 1952 Oslo sediou os Jogos Olímpicos de Inverno. A torre do trampolim possui 60 metros de altura e possibilita um salto de até 136 metros, esse foi recorde, alcançado em 2006, pelo norueguês Tommy Ongebrigtsen.

É utilizado apenas dois finais de semana por ano, no mês de fevereiro, no alto inverno, quando sedia algumas competições internacionais de salto em esqui. Durante o resto do ano a estrutura é aberta a visitação pública. Do alto da sua estrutura existe uma bela vista da cidade.

Os noruegueses têm uma ligação estreita com o esqui, é o esporte nacional da Noruega, pois o país permanece coberto de neve por um bom período do ano. Oslo é a única capital do mundo onde é possível esquiar dentro dos limites urbanos. Mesmo no verão, quando eles usam o esqui de fundo, com rodas e no asfalto. Existem muitas atrações nos entornos do trampolim. Fizemos uma degustação num simulador com salto de esqui, que tenta reproduzir as emoções desse esporte.

O Parque Vigeland
Seguimos adiante até o fantástico Parque das Esculturas Vigeland, localizado no meio do Parque Frogner. Gustav Vigeland foi um artista norueguês que viveu de 1869 a 1943. Após a sua morte, a prefeitura de Oslo reuniu quase todas as obras de Vigeland e montou esse espetacular parque de esculturas, projetado pelo próprio escultor, ao longo de vinte anos de carreira. Desenhou o Parque, incluindo a arquitetura do jardim, pontes, fontes e recintos.

É um dos lugares mais visitados de Oslo. As esculturas principais formam um magnífico conjunto dedicado ao amor, ao conflito e ao lazer. A história da vida do homem e dos seus relacionamentos, desde o nascimento até a morte. Fica no meio de uma imensa área verde, com uma área de 320 mil metros quadrados. É um local para atividades ao ar livre, como pique niques e banhos de sol no verão.

O ponto principal do Parque Vigeland é o obelisco central de granito, “Monolith, ou Monólito”, com 17 metros de altura, com 121 figuras entrelaçadas, que formam um emaranhado de corpos representando também as diversas fases da vida. Na parte mais baixa aparecem corpos, que vão ganhando vida à medida que a coluna vai ganhando mais altura.

A Escultura foi talhada em um único bloco de granito e levou cerca de 14 anos para ser concluída.

O obelisco fica cercado de esculturas que retratam as diversas fases da vida do homem. Desde o nascimento até a sua morte. As esculturas são feitas em granito e possuem expressões muito fortes.

Representam também aspectos da vida humana e do cotidiano, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo e a fraternidade.

O Parque tem entrada gratuita e é a atração turística mais popular da Noruega. Possui 212 esculturas, de granito, de bronze e de ferro fundido.

Após visitar o obelisco, passamos por uma bela fonte cercada de esculturas de bronze, num tom de verde escuro.

Outra atração importante do Parque é a ponte central, com 58 esculturas de homens, mulheres e crianças, sobre as suas muretas laterais. O principal destaque fica para a escultura do bebê zangado, o “Sinnataggen”, ‘Little Hot-Head – Pequeno cabeça quente’. Considerado por muitos visitantes, como a obra-prima de Vigeland. A escultura é tão adorada que as suas mãos e pés brilham, pois todos querem toca-los e tira uma foto como o “bebê”.

Ao sair do Parque Vigeland, seguimos até o porto de Oslo onde embarcamos no navio Crown of Scandinavian, para um cruzeiro noturno que nos levou a Copenhague, capital da Dinamarca. Jantamos no restaurante buffet do navio, ficamos um pouco na boate e fomos dormir.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
09 out 2020Impressionante!!!!
Miguel A. Gonçalves
09 out 2020Este parque é maravilhoso! Um ponto obrigatório de visita em Oslo!