Cidade do Porto, o vinho não é de lá
- 1995 Views
- joaquimnery
- 16 de fevereiro de 2011
- 6
- Destaques Europa Portugal
Saímos de Braga e seguimos viagem para o Porto, o nosso próximo e último destino em Portugal. Encerrar a jornada por Portugal no Porto é fechar com chave de ouro.

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e sempre teve destaque na história do país. O fato de estar localizada nas margens do Rio Douro foi fundamental para isso. Sempre foi um entreposto comercial de destaque. Enriqueceu na época das Grandes Navegações, com o comércio de especiarias e depois com o vinho característico que leva o nome da cidade.

O Centro Histórico do Porto é Patrimônio da Humanidade e destaca-se o Bairro da Catedral, que domina a parte alta do Centro Histórico e possui vários monumentos ao redor.

Colina abaixo o Centro Histórico continua por ruelas estreitas, chegando até o Bairro da Ribeira, que fica às margens do Rio Douro. Hoje exitem inúmeros bares e restaurantes na beira do rio.


A Avenida dos Aliados é larga e liga a Praça da Liberdade até ao prédio imponente da Câmara Municipal e da Prefeitura. No centro da Praça aparece a estátua de D. Pedro IV, o nosso D. Pedro I.

Outro monumento de destaque no Porto é a Igreja do Carmo. Construída no século XVIII, em estilo barroco, destaca-se, sobretudo pelos belíssimos painéis de azulejo que possui nas paredes externas.

Outro exemplo impressionante do barroco português é a Igreja de Santo Ildefonso. Possui uma belíssima fachada, também coberta de azulejos portugueses.

A cidade do Porto é ainda mais bonita, quando vista do outro lado do rio. Para chegar até lá podemos passar pela ponte Dom Luís I, construída em 1886, por um assistente de Gustave Eiffel.

A ponte liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. É daí que se tem as melhores vistas do Porto. A beira do rio em Vila Nova de Gaia possui inúmeros restaurantes e bares. Fica sempre cheia de visitantes que aí vão, para admirar a beleza da Cidade do Porto.

A cidade de Vila Nova de Gaia sempre foi rival do Porto. Hoje a cidade se dedica, sobretudo à maturação e transporte do vinho. O Vinho do Porto é um vinho velho, produzido numa região a 100 km a leste do Porto. Possui um clima único e condições próprias de terreno que fazem com que não existam similares no mundo.
Vila Nova de Gaia é, hoje, o centro de comercialização dos Vinhos do Porto. Em Vila Nova de Gaia existem passeios guiados pelos armazéns, que contam a história do vinho do Porto e sempre terminam em uma seção de degustação.

O que faz do Vinho do Porto, um produto diferente e especial é o fato de ter a sua fermentação interrompida logo no início. Dessa forma ela se transforma num vinho naturalmente doce, desde que o açúcar da uva não se transforma totalmente em álcool. É um vinho mais forte que os demais e sempre usado antes das refeições, para abrir o apetite, ou após, como vinho de sobremesa.

O transporte do vinho das áreas produtoras até Vila Nova de Gaia, se dá pelo Rio Douro. No passado era feito pelos barcos típicos do Douro, chamados de Rabelos. Barcos de quilha achatada e dois remos dianteiros. Possuíam velas para serem usadas contra a correnteza (rio acima).

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (6)
agostinho
07 set 2016Gostei do teu trabalho sobre a Linda Cidade do Porto!!….. lindas fotos.Obrigado.
Anônimo
01 maio 2015Porto é lindo!Parabéns pelo Blog 🙂
Maria Isabel
21 jan 2015Consultando sobre possibilidades de novas viagens, encontrei este site e confesso que gostei muito, só queria fazer uma ressalva, os locais que armazenam os vinhos em Vila Nova de Gaia chamam-se Cave e não armazéns.
Priscila Primo
25 set 2011obrigada, Quinho. Tinha curiosidades sobre o vinho.
Catiane Oliveira
19 fev 2011Quando eu digo, sempre sei de uma novidade neste blog…Essa do vinho…rs
Pelas fotos, Porto parece mto com Lisboa, é bonita, mas não é tão extraordinário assim.
Bom post, Quinho.
beijaoo
Flávia
17 fev 2011Muito bom!