O Santuário do Bom Jesus do Monte
- 1054 Views
- joaquimnery
- 16 de julho de 2022
- Espanha Europa Portugal Super Destaque
Dia 12 de abril de 2022
Braga
Estávamos em viagem de carro pelo norte de Portugal. Saímos de Peso da Régua para Santiago de Compostela, na Espanha. Depois de parar em Guimarães para conhecer o Castelo medieval, seguimos para a vizinha cidade de Braga, a 25 km e meia hora de distância. Braga é o principal centro religioso da região do Minho e do país. Possui muitas igrejas e mansões do século XVIII. Hoje é um grande polo de desenvolvimento de tecnologia. Muitos brasileiros que optaram por migrar para Portugal, vivem em Braga.

O Wase nos levou para o local “errado”
Fomos a Braga para visitar o Santuário de Bom Jesus do Monte e a sua escadaria icônica. O Santuário fica numa colina, nos arredores de Braga. É o mais espetacular de Portugal. Colocamos a marcação da Igreja de Bom Jesus do Monte no sistema Wase para encontrar o santuário. O nosso objetivo era chegar em grande estilo, na base da escadaria, que dá fama maior ao conjunto religioso. O Wase, porém, nos levou para o alto da colina, no grande parque de estacionamentos que fica atrás da Igreja. Como estava muito frio e chuvoso, por um momento, achamos que perderíamos a oportunidade de ver a escadaria, na parte baixa. A melhor visita do programa turístico.

A Igreja de Bom Jesus do Monte
A importância religiosa de Braga tem como consequência a realização de grandes festas relacionadas com o calendário cristão, que acontecem ao longo do ano. Estacionamos os carros e seguimos para conhecer a Igreja de Bom Jesus do Monte, localizada no centro de um complexo de hotéis, cafés e lojas de lembranças que dão suporte aos visitantes. A sede foi erguida no local do antigo Santuário, do século XV. A atual igreja é do século XIX, de 1811.

A Escadaria do Bom Jesus do Monte
A Igreja de Bom Jesus do Monte fica no alto de uma gigantesca escadaria construída em 1722, em estilo barroco, por ordem do Arcebispo de Braga e homenageia as 14 estações da Paixão de Cristo. Existe um furnicular de 1882, que faz o percurso desde o centro da cidade até a igreja, mas o bom mesmo é subir a pé, aproveitando a escadaria e a paisagem abaixo.

O Escadório dos Cinco Sentidos
No meio da escadaria, fica o “Escadório dos Cinco Sentidos”, cheio de fontes e estátuas bíblicas que representam os cinco sentidos.

Complementam o conjunto, um lago escondido entre árvores por trás da igreja e um belo paisagismo. Fizemos um lanche por aí e seguimos viagem para a Espanha.

Chegando em Santiago de Compostela
Entramos na Espanha pela região da Galícia. O nosso objetivo inicial seria visitar a cidade de Pontevedra, mas como perdemos muito tempo em Braga, abortamos a ideia e seguimos direto para Santiago de Compostela, onde nos hospedamos no bom Hotel NH Collection de Santiago, localizado a 200 metros do centro histórico. Foi um dia cansativo, mas valeu muito a pena.

O Restaurante El Papatorio
Em Santiago, fomos recebidos pelo amigo e ex-aluno, Ticiano Dominguez, que mora na Espanha há alguns anos. Ticiano nos preparou uma recepção carinhosa. Fomos até o excelente Restaurante El Papatorio, localizado na Rua do Franco, no coração do centro histórico, a 100 metros da Praça do Obradoiro, onde fica a Catedral de Santiago. Provamos os deliciosos pratos típicos da Galícia, fundamentalmente baseados em frutos do mar, como polvos, vieiras, navajas, mexilhões, etc.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.