O BAIRRO DE MALÁ STRANA E O CASTELO DE PRAGA
- 2201 Views
- joaquimnery
- 20 de junho de 2017
- República Tcheca
07 de maio de 2017
O bairro de Malá Strana em Praga, depois da Cidade Velha, é o que mais se manteve com as características do passado. O bairro possui inúmeros palácios, casas medievais e barrocas. Foi fundado no século XIII, na beira do Rio Moldava e na parte baixa da colina onde fica o Castelo de Praga.

Entramos no Malá Strana a partir da Ponte Carlos e seguimos direto para a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, com o objetivo de visitar o Menino Jesus de Praga, uma das atrações imperdíveis e desejadas da cidade. Essa igreja, de 1613, foi o primeiro prédio barroco de Praga.

O grande destaque da Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa é a pequena imagem do Menino Jesus de Praga. Guardado numa caixa de vidro, em um altar de mármore à direita do altar principal. Ao Menino Jesus são atribuídos uma série de milagres e por isso possui uma grande devoção entre os católicos.

A imagem foi trazida da Espanha e doada às Carmelitas em 1628. Na igreja existe um pequeno museu sobre o Menino Jesus de Praga, cujo destaque são as inúmeras roupas que ele usou ao longo do tempo. Quase sempre, doações de países, chefes de estado e celebridades.

A praça principal do bairro de Malá Strana fica junto à muralha externa do Castelo de Praga. É dominada pela igreja barroca de São Nicolau, do século XVIII.

O interior da igreja é muito rico. Dentre os destaques, se sobressaem o púlpito intensamente enfeitado com querubins dourados, de 1765, o afresco da cúpula de 70 metros de altura, de 1754 e as estátuas dos grandes mestres da igreja, como a de São Cirilo matando um pagão.

Deixamos a praça de Malá Strana para trás e subimos a escadaria para o Palácio Real. São 212 degraus de uma subida intensa, mas que vale a pena, pois a vista lá de cima é maravilhosa. A cada parada da escadaria, existe um mirante especial.

A história de Praga começou com o Castelo de Praga, a partir de uma cidadela fundada no século IX. O Castelo que surgiu dentro de muralhas protegidas, foi reformado por inúmeras vezes, sobretudo no reinado de Carlos IV. Desde 1918, é a sede do governo da República da Tchecoslováquia e depois da República Tcheca.

Dentro do Castelo estão preservadas igrejas, capelas, salões e torres. O maior destaque fica para a catedral gótica de São Vito, de 1344, um dos mais fantásticos edifícios de Praga.

Lá dentro do Castelo aparece uma linda ruazinha estreita e curta onde moravam os ourives da cidade no século XVII. A Viela Dourada possui casas pequena e coloridas. Hoje são lojas de lembranças da cidade, galerias de arte e artesanatos.

Na parte baixa do Castelo aparece a Torre Dalibor, uma torre medieval, com telhado piramidal, que servia de prisão na Idade Média. Deixou de ter essa função em 1781.

Quando saímos dos muros do Castelo de Praga, paramos nos Jardins Sul, na estreita faixa do terreno abaixo do Castelo. Um local especial para passear e concluir a visita ao Castelo, com belíssimas vistas da cidade de Praga.

Saímos do Castelo de Praga e descemos as escadarias para fazer o caminho de volta à Cidade Velha. Na descida procuramos uma pontes mais afastadas para fazer uma bela foto da Ponte Carlos.

Antes de voltar à Ponte Carlos, tivemos a grata surpresa com algumas lojas de marionetes na base da ponte, no bairro de Malá Strana. Os bonecos de marionetes são característicos de Praga e aparecem em muitos locais, mas aí vimos os melhores.

Atravessamos mais uma vez a Ponte Carlos, que continuava bastante movimentada. A cidade estava lotada por conta da Maratona de Praga e do feriadão para os Tchecos. Tivemos dificuldades em encontrar restaurantes, por isso tínhamos feito uma reserva previa para o bom restaurante. O Pasta Fresca, um italiano legítimo no coração da Cidade Velha. Os restaurantes italianos são sempre uma boa opção para viagens longas, quando não temos mais paciência para arriscar pratos desconhecidos. O Pasta Fresca é excelente.

- Carmelitas
- Castelo de Praga
- Catedral de São Vito
- Cidade Velha
- Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa
- Igreja de São Nicolau
- Jardins Sul
- Malá Strana
- Maratona de Praga
- Marionetes
- Menino Jesus
- Menino Jesus de Praga
- palácio Real
- Ponte Carlos
- Praga
- República da Tchecoslováquia
- República Tcheca
- Restaurante Pasta Fresca
- Rio Moldava
- São Cirilo
- Torre Dalibor
- Viela Dourada
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.