O Mosteiro de São Sérgio
- 2922 Views
- joaquimnery
- 31 de julho de 2016
- 4
- Destaques Europa Rússia
24/06/2016
O Anel de Ouro
Saímos de Moscou para uma viagem em direção ao Anel de Ouro. Nesta área nos arredores da capital, ficaram as primeiras cidades importantes do país. Muitas delas foram fundadas a partir do século XI, quando os russos foram expulsos da região de Kiev, na Ucrânia, e seguiram um pouco mais para o norte e interior do país. As cidades de Rostov, Yaroslávl, Vladimir e Suzdal cresceram nessa região, impulsionadas pelo comércio com o Império Bizantino.

Nessa mesma área, conhecida como o Anel de Ouro, a cidade de Serguiev-Possad se transformou num importante centro da Igreja Ortodoxa Russa, ancorada pelo magnífico Mosteiro da Trindade de São Sérgio.

O Mosteiro foi fundado no século XIV, por Sérgio de Radônej. Sérgio foi um articulador e teve um papel fundamental na união dos Príncipes russos contra os mongóis. Em 1380, o Príncipe Dmitry Donskoy, pediu a bênção a Sérgio, antes de atacar e vencer os mongóis na batalha de Kulikovo. A vitória russa e o fato de o corpo do monge ficar milagrosamente intacto após um ataque mongol ao Mosteiro em 1408, levaram à canonização de Sérgio, o mais Santo dos monges russos.

São Sérgio
Sérgio construiu uma igrejinha de madeira, na floresta a norte de Moscou. A partir daí muitos peregrinos foram atraídos para o local, pelos relatos da devoção de Sérgio e assim surgiu uma comunidade ao redor da pequena igreja que formou o Mosteiro da Trindade. Hoje, o enorme conjunto fica dentro de muralhas, com 1,6 km de extensão. Lá dentro, um conjunto de incríveis igrejas agrupadas em volta da espetacular Catedral da Assunção, forma um dos conjuntos religiosos mais belos do Mundo.

Até hoje, o Mosteiro da Trindade de São Sérgio é um dos mais importantes centros religiosos e local de peregrinação da Rússia. Durante a história do Mosteiro, ele foi testemunho de alguns momentos importantes, como o cerco dos poloneses ao mosteiro entre 1608 e 1610. Em 1680, Pedro, O Grande, um dos mais importantes dos monarcas russos, com apenas 10 anos de idade, refugiou-se no Mosteiro durante a Rebelião dos Stréltsy (os guardas reais).

Ao longo de toda a história da Rússia, a relação entre a Igreja e o poder, foi marcada por conflitos e interferências de ambos os lados. Em 1919, os comunistas fecharam o Mosteiro, que apenas foi reaberto por Stálin, em 1946, no contexto da Segunda Guerra Mundial, para se tornar a sede da Igreja Ortodoxa Russa, até o final do período comunista em 1988.

A peregrinação ao mosteiro
Do lado de fora do Mosteiro existe um enorme pátio, onde os peregrinos se concentram no períodos de romarias e onde os ônibus de turismo estacionam. Nos entornos da praça, ficam lanchonetes e lojinhas de artesanato.

O Mosteiro de São Sérgio foi fortificado no reinado de Ivan, O Terrível. Possui muros de 12 metros de altura. A entrada do complexo se dá pela Torre Linda e acima dela a Igreja de Porta de São João Batista, construída no final do século XVII.


- Anel de Ouro
- Catedral da Assunção
- Igreja de Porta de São João Batista
- Igreja Ortodoxa Russa
- Ivan o Terrível
- Kiev
- Moscou
- Mosteiro da Trindade de São Sérgio
- Mosteiro de São Sérgio
- Pedro O Grande
- Príncipe Dmitry Donskoy
- Rússia
- Rebelião dos Stréltsy
- Rostov
- São Sérgio
- Sérgio de Radônej
- Segunda Guerra Mundial
- Serguiev-Possad
- Suzdal
- Torre Linda
- URSS
- Vladimir
- Yaroslávl
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
carlos frederico da silva caetano
20 jun 2018lindas imagens de igrejas coloridas retratando a forca turistica do lugar, adorei !
Sergio cabralis
07 jun 2018Chamo Sergio.tenho orgulho desse nome. E SÃO SERGIO foi o Santo da Sabedoria e Educador de tropas russas. Inteligente foi comandante de estratégias..driblou todos protegendo cristãos. É um honroso mártir. Queria ir a Catedral onde estudantes ficam para saberem decidir as profissões na Turquia. Rogai por nós com vossa Sabedoria neste mundo perdido. Amém.Amém Amém.
Sérgio Henrique
04 set 2017Gostaria muito de conhecer O Monsteiro de São Sérgio, ele é meu xará.
Lygia Regina GIRODO Liedtke
10 ago 2017Eu o conheci e realmente é um lugar deslumbrante ,digno de ser visitado