O Centro Histórico de Bilbao
- 1111 Views
- joaquimnery
- 9 de agosto de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 15 de abril de 2022
O Mercado da Ribeira
A principal atração turística de Bilbao é o Museu Guggenheim. Depois de visitá-lo, seguimos até o Mercado da Ribeira, ao lado do “Casco Viejo”, a parte histórica da cidade, na margem direita da ria de Bilbao. O mercado possui barracas com diferentes tipos de produtos, sobretudo alimentos. É considerado um dos maiores da Espanha, mas comparado com outros que já tínhamos visitado, O Mercado da Ribeira de Bilbao decepciona em vários aspectos como limpeza, qualidade e variedade dos produtos.

O Casco Viejo
Almoçamos por ali e seguimos começando a caminhada pelo Casco Viejo de Bilbao (é assim que se chama o Centro Histórico da cidade) e as surpresas foram muitas. A arquitetura histórica é repleta de grandes edifícios, alguns deles remontam a um período medieval. O labirinto de ruas é hoje, um lugar agradável e cheio de vida, com muitos restaurantes e lojas com lembranças do País Basco.

A Plaza Nueva
O ponto alto fica para a Plaza Nueva, famosa pelos bares, restaurantes e cafeterias. Sentar-se numa das mesas da praça e pedir uns “pintxos”, é um dos programas favoritos para quem está visitando Bilbao. Pintxos é o nome que se dá, no norte da Espanha, para as famosas tapas que se espalham pelo país.

Artistas de rua
Pelos becos, praças e ruelas, os artistas de rua entretêm os visitantes e alegram as tardes da primavera de Bilbao.

Andores e santos
Seguimos até a Igreja de los Santos Juanes, com fachada e interior em estilo barroco, do século XVII, localizada no centro do Casco Viejo. Estávamos na Semana Santa e as igrejas estavam preparadas para as comemorações religiosas. Os andores e santos coloridos e restaurados, estavam preparados para as procissões.


O Jamón Ibérico
Nas ruelas do Casco Viejo, paramos numa loja de queijos e presuntos para adquirir algumas iguarias especiais da Espanha. Toda a Península Ibérica (Portugal e Espanha) se dedica a produtos especiais. O destaque maior fica para o Jamón Ibérico, ou Presunto Pata Negra, feito a partir do porco preto ibérico. O controle de pureza da raça e a criação em regime extensivo, onde os animais se deslocam livremente é quem garante a qualidade do Jamón Ibérico.

Procissão da Semana Santa
Saímos do centro histórico e voltamos caminhando pelo centro de Bilbao até o nosso hotel, o NH Collection de Bilbao. Antes, porém, encontramos uma procissão da Semana Santa. Essas procissões são muito comuns em todos os cantos da Espanha. Nas grandes e nas pequenas cidades. A demonstração de fé católica é muito forte em toda a Espanha.

Hermandades e Confradías
As procissões são feitas pelas “hermandades” e pelas “confradías”, sempre dedicadas ao culto do Cristo e associado às passagens bíblicas.

Caminhando por Bilbao
Depois de caminhar bastante pela cidade, voltamos ao excelente Restaurante Viejo Zortzi, que já tínhamos ido no dia anterior.

Leia Mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.