Sibenik, uma das “pérolas” da Croácia
- 398 Views
- joaquimnery
- 30 de setembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
22 de agosto de 2023
De Zadar para Sibenik
Estávamos em Zadar, na costa da Croácia, na região da Dalmácia. Hoje foi o dia de sairmos pela manhã em direção a Split. De Zadar para Split são aproximadamente 160 Km, que faríamos normalmente, em 2 horas. Decidimos, porém, passar em duas cidades imperdíveis, da costa da Croácia, antes de chegar a Split. Começamos por Sibenik. De Zadar para Sibenik são 90 Km, que fizemos em pouco mais de uma hora. Depois de visitar Sibenik, seguimos para Trogir, antes de seguir para Split.

Sibenik
A estrada pela costa da Croácia é excelente e linda, sempre acompanhada pelas montanhas dos Balcãs por um lado e o Mar Adriático, incrivelmente azul do outro. Sibenik fica assim, encravada entre as montanhas e o mar. A cidade tem cerca de 40 mil habitantes. Possui um centro histórico com casarões antigos e bem preservados. Seguimos para o centro e conseguimos estacionar o carro em um dos estacionamentos rotativos que ficam na beira do píer.

A Catedral de Santiago de Sibenik
Seguimos caminhando pela beira do píer, até a Catedral de Santiago de Sibenik, uma construção do início do século XVI, que mistura estilos gótico e renascentista. A Catedral recebeu no ano 2000 o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Uma grande escadaria dá acesso à Catedral para quem vem da orla. A outra fachada fica voltada para uma praça medieval.

Sibenik e Game Of Thrones
Na fachada exterior existem detalhes com rostos que mostram diferentes expressões de pessoas e que estão muito bem preservadas. São 71 cabeças esculpidas em pedra, todas elas diferentes uma da outra. Sibenik foi uma das cidades da Croácia, escolhida como cenário para as gravações da série Game Of Thrones. Os rostos da Catedral lembram uma passagem da série, com os rostos de Arya Stark

O Batistério
Um dos destaques do interior da Catedral é o Batistério. Uma obra do escultor e arquiteto Juraj Dalmatic, o mesmo que esculpiu as cabeças da fachada. A decoração renascentista e gótica do batistério, segue o estilo da fachada da Catedral.

O Centro Histórico de Sibenik
Saímos da Catedral e entramos nas ruelas estreitas do Centro Histórico de Sibenik, A visita foi curta e improvisada, mas valeu muito a pena. O Centro Histórico é um charme, com ruas estreitas, ladeiras e casarões medievais muito bem preservados. Estava muito quente e os sorvetes ajudavam a conviver com a temperatura.

Casarões, palácios e igrejas
Sibenik, como toda a região da Dalmácia, esteve sobre influência dos venezianos e as marcas dessa época estão presentes nas fachadas dos casarões, palácios e igrejas, muito bem conservados.

Ao lado do Mar Adriático
Todo o centro histórico de Sibenik está ao lado do mar. Um largo passeio se estende pela orla. O sol de verão, muito forte, não permitiu que desfrutássemos um pouco mais desse litoral. As marinas, com barcos amarrados, compõem o cenário. Voltamos para o carro e seguimos viagem em direção a Split. Antes, porém, passamos em Trogir.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.