Trogir, um tesouro medieval na Croácia
- 453 Views
- joaquimnery
- 1 de outubro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
22 de agosto de 2023
De Sibenik para Trogir
Estávamos viajando de Zadar para Split, na costa da Croácia. Fizemos uma parada em Sibenik e seguimos para a cidade histórica e portuária de Trogir. São 50 Km de Sibenik para Trogir, que fizemos em aproximadamente uma hora. A chegada já é espetacular, pois a estrada desce das montanhas e forma belos mirantes com possibilidades de paradas para fotos. Lá do alto, o azul profundo do Mar Adriático, na costa da Dalmácia impressiona.

Trogir
Trogir tem aproximadamente 10 mil habitantes e mais de 2 mil anos de história, que está contada na sua arquitetura, casarões, palácios e igrejas. Foi fundada pelos colonos gregos da Ilha de Vis, também na Croácia. Prosperou como um grande porto na época dos romanos. Como cidade-estado, foi ocupada por croatas, venezianos, austro-húngaros, franceses, italianos, alemães, Iugoslavos e finalmente passou a fazer parte do estado independente da Croácia.

Um Patrimônio da Humanidade
Seguimos direto para o centro histórico, que é tombado e um Patrimônio da Humanidade definido pela UNESCO. Estacionamos o carro fora da cidade murada e procuramos o primeiro portão de acesso para que pudéssemos entrar. Nas primeiras ruelas da cidade ela já encanta, com grandes palácios, igrejas, torres e fortalezas ocupando uma pequena ilha ao lado da costa. É o complexo românico-gótico mais bem preservado da Europa Central.

A Catedral de São Lourenço de Trogir
Quando atravessamos o portão da muralha, do século XVII, chegamos ao coração da Cidade Medieval de Trogir, com mais de dez igrejas e belos edifícios do século XIII em diante. Seguimos para a Catedral de São Lourenço de Trogir, o principal monumento da cidade e também dedicada, a São João de Trogir. No portão de entrada da Catedral, um trabalho maravilhoso em alto relevo, do artista croata Radovan. Uma Obra Prima.


A Fortaleza Camerlengo
Toda a parte histórica da cidade é cercada por uma grande muralha, do século XV. Um dos destaques fica para a Fortaleza Camerlengo, do século XV, construída entre 1420 e 1437, pelos venezianos, para proteger a cidade, localizada numa posição estratégica, na extremidade da pequena ilha medieval. O Camerlengo era uma personagem oficial da corte papal.

Uma bela vista da cidade
Entramos na Fortaleza para visitar e subimos nas muralhas mais altas, de onde se tem uma bela vista da cidade e do grande calçadão à beira-mar, que complementa a beleza de Trogir. Uma cidade imperdível, na costa da Dalmácia, na Croácia.

O Hotel Boban Luxury Suites
Saímos de Trogir e seguimos para Split, a maior cidade da Dalmácia e segunda maior da Croácia. São 28 Km de Trogir para Split, que fizemos em pouco mais de meia hora. Fomos direto para o Hotel Boban Luxury Suites, uma espécie de apart-hotel. Tivemos uma experiência muito ruim no Boban. A água excessivamente quente não conseguia ser equilibrada numa temperatura morna. O problema só foi resolvido no dia seguinte. A qualidade dos apartamentos e banheiros também deixava a desejar. Não pode ser recomendado.

O Restaurante Storija
A localização do Hotel Boban também não era das melhores. Saímos andando para o centro histórico, mas era uma longa caminhada. São aproximadamente 2 Km até o Palácio de Diocleciano, no coração do centro histórico. Com as altas temperaturas do verão da Croácia, não foi uma experiência agradável. Existem muitos restaurantes em frente ao Palácio de Diocleciano. Escolhemos o Restaurante Storija, pedimos um bom vinho da Dalmácia e finalmente pudemos relaxar um pouco. Voltamos de táxi para o hotel.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.