AUCKLAND – A CIDADE DAS VELAS
- 1748 Views
- joaquimnery
- 5 de setembro de 2011
- 3
- Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um dos países, geograficamente mais isolados do mundo. Possui uma população pequena, de pouco mais de 4 milhões de habitantes, sendo que 2/3 da população vive na Ilha do Norte e mais de 1 milhão na cidade de Auckland.

Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia, 1/3 da população do país vive aí. É uma cidade cosmopolita, formada por imigrantes e possui a maior população polinésia do mundo.

Imigrantes chegam à Nova Zelândia em quantidade. As leis mais flexíveis à imigração atraem coreanos, chineses, brasileiros e gente do mundo inteiro que migra em busca de oportunidades.
O centro de Auckland é compacto e pode ser visitado a pé. A cidade fica numa baía protegida e tem uma forte ligação com o mar.

No Centro Histórico existem muitos edifícios antigos, como o Town Hall construído em 1911 e um dos mais importantes da cidade. Aí fica a Câmara de Concertos de excelente qualidade.

Na Zona Portuária aparece um comércio ativo, bares e restaurantes fazem da região uma das mais badaladas de Auckland. Um dos destaques fica para o Ferry Building, um edifício barroco onde funciona o sistema de Ferry Boat, que levam pessoas para o outro lado da baía, onde fica Devonport. O edifício é feito de arenito e tijolos.

Aí na Zona Portuária fica a Viaduct Basin, uma antiga área industrial que foi transformada em área de entretenimento, para a edição da America’s Cup de 1999-2000.

A America’s Cup é uma das mais importantes competições de vela do mundo . A equipe da Nova Zelândia é uma das mais tradicionais do mundo.

Aí em Viaduct Basin é possível participar de um passeio turístico em um dos veleiros da America’s Cup e sentir as emoções desses barcos velozes e apenas movidos pelo vento.

A vela está intimamente ligada à Nova Zelândia. O país possui a maior quantidade per capta de veleiros do mundo. O clima temperado, em um país insular, com grandes e fechadas baías é um atrativo natural para a prática desse esporte.

Perto da Zona Portuária fica a Sky Tower, uma das principais atrações turísticas de Auckland. A torre foi inaugurada em 1997 e possui 328m de altura. No alto existe um belo mirante e opções de lazer com o Sky Jump, que proporciona grandes emoções.


Nos arredores da cidade ficam mirantes interessantes, dentre eles o Auckland Domain e aí próximo a cratera de um vulcão extinto o Mount Eden com anéis vulcânicos adormecidos formando campos e excelentes áreas para caminhadas.

Um dos passeios interessantes na periferia de Auckland fica para Devonport. Localizada do outro lado da Baía de Auckland, a 10min de Ferry Boat, possui muitas mansões em estilo vitoriano e inúmeros restaurantes, bares e cafés.


Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
joaquimnery
06 set 2011Valeu Beto. Pelas dicas. Já corrigi.
joaquimnery
06 set 2011Valeu Beto, pela dica. Já corrigi. Um abraço.
beto
06 set 2011Tive a oportunidade de conhecer este lugar e passar 2 meses velejando (como trabalho voluntario) pela baia de Auckland e arredores. Realmente é maravilhoso!
Só uma pequena correcao (e info extra), a foto com a legenda “OA ANÉIS VULCÂNICOS DE AUCKLAND DOMAIN” é na verdade do Mount Eden.
Mais precisamente neste ponto:
http://maps.google.com/maps/ms?msid=215343724828644354390.0004ab58ca52604b34881&msa=0&ll=-36.877243,174.764709&spn=0.002326,0.005284