GÊISERES E LAMA VULCÂNICA EM ROTORUA
- 1452 Views
- joaquimnery
- 11 de setembro de 2011
- Nova Zelândia
Uma das principais atrações de Rotorua é a área termal de Whakarewarewa, onde existem várias piscinas de lama fumegante, piscinas termais e gêiseres.

Na entrada do parque aparece o Te Puia, uma aldeia maori onde é possível visitar a casa de culto Te Aronui-a-Rua, com arquitetura maori. Nas casas de culto existem, também manifestações culturais.

Na Whakarewarewa Thermal Village, aparecem os gêiseres, com destaque para o Pohutu (Grande Borrifo) e o Prince of Wales Feathers. O Pohutu é o maior dos gêiseres de Rotorua e funciona entre 10 e 25 vezes por dia, com jatos de até 30m de altura.

Os gêiseres são demonstrações naturais da atividade termal da região. A água do subsolo, fica aprisionada em grandes caldeiras superaquecidas pelas Câmaras magmáticas. Fervendo, o vapor cria uma pressão, que produz jatos na superfície.

Em Whakarewarewa existe um cemitério maori, onde os mortos são enterrados em câmaras acima do solo para não tocarem na terra fumegante.

São muitas as opções de passeios para áreas termais em Rotorua. Uma das mais interessantes é para o Waiotapu Thermal Wonderland , uma área geotermal colorida e bastante diversificada.

O destaque maior desse parque fica para a Champangne Pool, bastante colorida e com bordas petrificadas.

Nessa área existe uma grande quantidade de lamas fumegantes e fumarolas, além do gêiser Lady Knox, que entra em atividade, todos os dias, exatamente às 10h15min, lançando jatos de vapor a 21m de altura.

É possível fazer uma caminhada pela área geotermal de Waiotapu para conhecer os Primrose Terraces, área de formação delicada, onde o material expelido do interior da terra vai solidificando e formando terraços coloridos.

Outro programa imperdível de Rotorua é assistir a um excelente show folclórico numa aldeia maori, com danças e jantar típicos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.