Museu Rodin e as Catacumbas de Paris
- 3110 Views
- joaquimnery
- 11 de dezembro de 2010
- Destaques Europa França Travessia do Atlântico
07.04.2009
No segundo dia de Paris decidimos fazer duas visitações que ainda não havíamos experimentado. A primeira foi ao Museu Rodin. O dia estava chuvoso e frio, mas pegamos um metrô e seguimos em direção a estação dos Invalides onde fica o museu.

Auguste Rodin foi um dos mais espetaculares escultores da história da humanidade. Viveu de 1840 a 1917. Rodin teve como assistente e amante a escultora Camille Claudel, cujos trabalhos muitas vezes se confundem com os dele.

O Museu Rodin tem uma boa parte do seu acervo exposto a céu aberto, com dia chuvoso foi um pouco difícil, mas não nos assustou. Logo na entrada avistamos a mais famosa obra desse escultor.

O Pensador, fica em destaque na parte inicial do museu. É a mais famosa escultura em bronze do artista. Retrata um homem meditando. Muitas copias de O Pensador existem em vários lugares do mundo e são consideradas ampliações autênticas da obra original.

O Beijo foi feito em mármore e pode ter representado o amor louco entre Rodin e Camille Claudel.

A Porta do Inferno foi executada buscando extrair temas da Divina Comédia de Dante e várias figuras colocadas nessa porta foram ampliadas e se tornaram esculturas independentes.

Os Burgueses de Calais foi uma obra feita sob encomenda do prefeito de Calais para homenagear heróis da cidade francesa nos embates com a Inglaterra. Existem, também cópias em vários lugares do mundo.

Na visita ao museu conhecemos um rapaz de João Pessoa, que estava fazendo intercambio em Londres e se tornou nosso companheiro nesse dia.
Saímos do Museu Rodin e seguimos para uma outra visita inusitada às Catacumbas de Paris. As Catacumbas se constituem num ossuário gigantesco, organizado num sistema de túneis. O sistema completo forma cerca de 400km de túneis.

O ossuário começou a ser organizado no século XVIII em função do esgotamento dos cemitérios existentes na cidade naquela época. A idéia foi utilizar os túneis de antigas pedreiras para levar os ossos dos cemitérios.
O resultado final foi um monumento macabro que se tornou um ponto de visitação e curiosidades turísticas. Acredita-se que nas catacumbas estão os restos mortais de cerca de 6 milhões de pessoas.
Depois de conhecermos as catacumbas voltamos ao hotel. No dia seguinte voltamos ao Brasil.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.