IFRANE, A SUÍÇA MARROQUINA
- 3655 Views
- joaquimnery
- 17 de junho de 2018
- 1
- Marrocos
06 de abril de 2018
Saímos de Fez pela manhã bem cedo no sentido sul, em direção ao Deserto do Saara, próximo à fronteira com a Argélia. Foram 420 km de uma boa estrada, que percorremos ao longo de um dia inteiro. Nesse dia as atrações estavam na viagem e não no destino final.

Fizemos uma primeira parada na cidade de Ifrane, 70 km a sul de Fez, conhecida como a Suíça marroquina, pelo inusitado de ser uma estação de esqui no centro do Marrocos. A cidade fica no coração da cordilheira do Médio Atlas.

A cidade é organizada e moderna, foi construída pelos franceses nos anos 30, durante o período de domínio sobre o Marrocos, numa tentativa de criar uma cidade que lembrasse as estações de esqui dos Alpes franceses. Recebe milhares de turistas todos os anos, europeus e marroquinos, sobretudo na alta temporada do inverno e da estação de esqui.

Ifrane possui casas com telhado vermelho em estilo suíço, muitos jardins, restaurantes, hotéis e sedia uma das mais importantes universidades do Marrocos, a Al-Akhawayn o que lhe dá um áurea sempre jovem.

Próximo ao Hotel Chamonix fica o Leão de Pedra, uma das atrações da cidade. O Leão foi esculpido por um soldado alemão durante a Segunda Guerra Mundial, quando Ifrane foi usada como campo de prisioneiros. A escultura homenageia o último leão selvagem do Atlas, que foi abatido a tiros nos arredores da cidade, no início dos anos 1920.

Tomamos um café, esticamos as pernas em Ifrane e seguimos adiante em direção ao sul do Marrocos. No caminho do Médio Atlas, passamos pelas cidades de Itzer e Zaïdia, cujo destaque ficou para a grande quantidade de cegonhas que existem na região. As cegonhas fazem ninhos nos telhados de quase todas as casas.

Paramos para almoçar num restaurante na beira da estrada e mais uma vez o menu foi a base de cuscuz marroquino, carne e legumes, cozidos na tagine.

No início da tarde passamos pela Garganta do Ziz, um canyon encravado na Cordilheira do Médio Atlas. O Rio Ziz nasce nas montanhas e corre em direção ao deserto. Desaparece pelo caminho, mas antes que isso aconteça ele irriga uma área imensa da periferia do Deserto do Saara. O tempo geológico escavou um vale profundo com paisagens maravilhosas.

A Cordilheira do Atlas é uma grande cadeia de montanhas no noroeste da África, que se estende desde o Marrocos até a Tunísia. Possui 2.400 km de extensão e a sua montanha mais alta possui 4.167m e fica no sul do Marrocos. Os Atlas separam o Deserto do litoral do Marrocos e impedem o Saara de alcançar a Europa.

A cordilheira está dividida em três pedaços: o Anti Atlas que fica mais a sul, o Alto Atlas, na porção mais central do país e o Médio Atlas na porção noroeste. A Garganta do Ziz fica no Médio Atlas.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Marilda Hoffmann
18 jun 2018Cada país tem seu encanto peculiar, curto muito suas viagens e descrições. Apesar de distante acabo viajando junto. Parabéns, lindas fotos!