Alguns lugares especiais de Vancouver
- 2898 Views
- joaquimnery
- 21 de março de 2018
- América Canadá Destaques
31 de agosto de 2017
Começamos o dia com uma visita ao Aquário de Vancouver na entrada do Stanley Park. O Aquário é grande e reúne espécies marinhas de vários lugares do mundo, mas em especial do Canadá. Destaque para águas-vivas, pinguins, golfinhos, tubarões, etc.

Existem atividades educativas em vários horários durante o dia. Quando comparado aos grandes aquários do Mundo, o de Vancouver deixa um pouco a desejar. Precisa e uma reforma e modernização, mas foi um bom programa.

Na sequência fomos até os “totem poles” do Stanley Park, o monumento das gigantes e coloridas esculturas de madeira que identificam os povos nativos do Canadá.

Alguns dos totens do Stanley Park foram esculpidos a mais de 100 anos e trazem informações sobre a história dos diversos grupos indígenas representando a espiritualidade e crença de cada um deles.

Em seguida pegamos uns táxis e partimos para o Granville Public Market, um dos mercados públicos de Vancouver, localizado em Granville Island, um antigo bairro industrial, que hoje possui muitas lojas, galerias e estúdios de artistas.

O mercado é colorido e frenético, com flores, frutas, peixes, queijos, artesanatos e lembranças de viagem, mas sobretudo com muitas opções de alimentação. Comemos aí. Um dos destaques fica para as sopas chinesas. Saímos do Mercado, pegamos um táxi aquático, um dos charmes dessa área de Vancouver e voltamos para o hotel.

No final da tarde fomos ao bairro de English Bay para conhece o famoso por-do-sol do lugar. Os canadenses dizem que é um dos mais bonitos do Mundo.

English Bay é uma enseada de águas calmas, localizada numa área residencial, com bares, restaurantes e comércio de bairro. A praia costuma ficar lotada no verão, apesar de poucos serem aqueles que se aventuram a tomar um banho de água gelada.

Um dos destaques do bairro fica numa pequena praça antes de chegar na praia. A A-maze-ing Laughter, algo como “Um sorriso maravilhoso” corresponde às simpáticas estátuas dos homens sorridentes do artista chinês Yue Minjun, que chegou a Vancouver em 2009, como parte da Vancouver International Sculpture Biennale e não saiu mais daí.

Os visitantes não resistem a uma foto neste monumento, que acaba representando as diversas poses feitas pelas selfies que contagiam o mundo na era dos smartphones. As 14 esculturas de bronze, com aproximadamente 3 metros de altura, são carregadas de expressões felizes e sorridentes.

Na praia existe um monumento Inuit gigante. É um Inukshuk. São esculturas de pedra erguidas pelos povos do Ártico e muito comum no Alasca e na Groelândia. Esses monumentos costumam ser utilizados como referências de localização para os povos nômades. Os Inuites são os povos das nações indígenas esquimós., comuns nessa região.

Jantamos no excelente restaurante Cactos, na beira da praia e em frente ao por-do-sol.

Voltamos a pé, à noite e isso faz uma diferença grande, pois nos dá uma ideia de segurança e civilidade de Vancouver. Encontramos um gambá no meio do caminho. Eles são muitos, andando pela cidade à noite. É uma influência do Stanley Park.

A DESPEDIDA DE VANCOUVER
1º de setembro de 2017
Pela manhã fomos à excelente loja MCE, especializada em material esportivo, sobretudo aqueles relacionados com atividades externas como acampamentos, trilhas, montanhismo, bicicleta, canoagem, etc. A loja é enorme e é a “cara” do Canadá. Saímos de lá e fomos até ao Shopping The Pacific Centre para fazer algumas compras. Foi o único dia nessa viagem que destinamos a isso. A turma já estava impaciente.

À noite, jantamos mais uma vez no excelente restaurante italiano, Italian Kitchen, que tínhamos ido no segundo dia de Vancouver. Tivemos uma noite agradável, com uma excelente comida, um bom vinho canadense, da Columbia Britânica. No dia seguinte voltamos para Salvador, numa viagem longa. Vancouver – Cidade do México – São Paulo – Salvador


Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.