CHEGANDO AO JASPER NATIONAL PARK, NO CANADÁ
- 1303 Views
- joaquimnery
- 4 de setembro de 2017
- 2
- Canadá
14 de agosto de 2017
Saímos de Edmonton logo após o café-da-manhã com destino ao Jasper National Park. Foram 365 km de uma excelente estrada, que fizemos em aproximadamente 4 horas, até a entrada do Parque Nacional, onde recebemos mapas e informações sobre os parques. Aqui começava a primeira parte da nossa aventura através da icônica rodovia Icefield Parkway que atravessa a Cordilheira das Montanhas Rochosas no Canadá e é considerada uma das mais lindas estradas do planeta.

Por uma questão de logística de voos, optamos por começar essa viagem pela Icefield Parkway e pelo parque de Jasper a partir de Edmonton, ao norte da região. A estrada segue no sentido norte-sul. Pode ser feita também no sentido contrário, a partir de Calgary.

O Jasper National Park faz parte de um conjunto de outros parques nacionais na região das Montanhas Rochosas canadenses. Hoje é Patrimônio Natural da UNESCO. Nessa viagem visitamos outros dois, o de Banff e o Yoho. Ele fica no meio da Cordilheira das Montanhas Rochosas, na parte oeste do Canadá e é o mais setentrional de todos.

O Parque foi criado em 1907. É o maior das Montanhas Rochosas, com mais de 10 mil quilômetros quadrados de glaciares, lagos, rios, gargantas e bosques. Possui áreas pouco exploradas e por isso mesmo o encontro com animais selvagens como ursos, caribus e alces é comum na região de Jasper.

Fizemos uma parada no local onde se estabeleceu o primeiro núcleo comercial nessa região, pelo comerciante pioneiro de peles, Jasper Hawes, no século XIX. Fizemos uma pequena trilha, para conseguir boas fotos nas margens de um dos inúmeros rios da região. Paramos no local onde o Jasper Hawes se estabeleceu, montou uma cabana e iniciou um ciclo de comércio na região que envolveu índios e aventureiros.

No caminho para a cidade de Jasper, entramos na Maligne Road (Estrada Maligna), que começa, alguns quilômetros a norte de Jasper e segue entre as cadeias de montanhas Maligne e Queen Elizabeth, para ver as primeiras atrações da viagem. A estrada tem belas vistas panorâmicas e vários mirantes voltados para o Maligne Valley.

O destaque maior fica para o Maligne Canyon, com paredões de rochas calcárias, localizado a 11 km da localidade de Jasper. É um dos mais belos da região das Rochosas, em alguns trechos, com de mais de 50 metros de altura e belas cachoeiras. Para chegar até ele, estacionamos o carro em um local apropriado na beira da estrada e seguimos por uma trilha de aproximadamente um quilômetro até o cânion.

Toda a área do parque possui uma excelente infraestrutura para os visitantes, com estacionamentos, áreas para camping e pontos para descanso e serviços. São muitos os trailers que circulam pela estrada, verdadeiras casas sobre rodas. Trilhas bem sinalizadas e pontes cercam a principal área de visitação.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
08 set 2017Olá Vera,
Foi a geografia quem me impulsionou para esses lugares. Obrigado por acompanhar.
Um abraço,
Joaquim Nery
Vera Lúcia Araújo
06 set 2017Olá Joaquim. Que bom vir a conhecê-lo, anda que virtualmente. Sou geógrafa e admiradora de trabalhos assim como o seu, sempre em sintonia poética que a Geografia expressa. (re)visitando lugares, mantendo novos contatos. Não sei se você crê e sente a presença de Deus nas coisas que faz, mas desejo que suas viagens sejam sempre bem sucedidas e guiadas pela força maior que a Natureza nos proporciona. Um grande abraço de Vera Lúcia.