Cartagena das Índias
- 1682 Views
- joaquimnery
- 23 de janeiro de 2023
- América Colômbia Super Destaque
07 de dezembro de 2022
Caminhando pelo centro de Bogotá
Estávamos em Bogotá, na Colômbia, e tínhamos um voo à tarde para Cartagena. Como o hotel em Bogotá ficava localizado no bairro de La Candelaria, no centro histórico da cidade, aproveitamos a manhã para caminhar um pouco pelo centro. Fomos até a Plaza Bolivar onde ficam alguns dos principais prédios públicos do país: O Palácio as Justiça, a sede da Suprema Corte, o Capitólio Nacional, sede do Congresso, o Palácio Liévano, sede da Prefeitura e a Catedral de Bogotá, a principal igreja da cidade.

Ambulantes em Bogotá
O centro da cidade possui algumas ruas de pedestres, com muitas barracas de ambulantes, algumas delas vendem lembranças da Colômbia e produtos artesanais. Seguimos para o aeroporto e embarcamos para Cartagena das Índias. São uma hora e meia de voo. O aeroporto de Cartagena fica literalmente dentro da cidade.

O Hotel Bantú by Faranda
Pegamos um táxi e seguimos para o Hotel Bantú by Faranda, localizado no coração da cidade murada de Cartagena. Um bom hotel boutique, com uma decoração charmosa e localização privilegiada. Quando entramos na cidade “amuralhada”, o trânsito parou totalmente e ficamos por mais de uma hora até chegar ao hotel. Estava acontecendo um evento, dentro da cidade murada e o trânsito não andava.

Cartagena das Índias
Cartagena, ou Cartagena das Índias, com pouco mais de um milhão de habitantes, é a quinta maior cidade da Colômbia. Foi fundada em 1533, margeando o Mar do Caribe e batizada em homenagem à cidade de Cartagena da Espanha. Para diferenciá-la da coirmã espanhola, a cidade colombiana adotou o “sobrenome” “das Índias”, numa alusão às Índias Ocidentais, denominação usada para identificação do continente americano, sobretudo do arquipélago das Antilhas, no Novo Mundo.

A cidade dos vice-reis da Espanha
Cartagena foi uma das cidades mais importantes do Império espanhol nas Américas durante o período colonial. Foi a sede do governo e local de moradia dos Vice-reis espanhóis que governavam a colônia desse lado do Atlântico. A localização estratégica fez a importância de Cartagena. Era o porto do Atlântico, mais próximo do Pacífico e por isso, o ponto de partida das riquezas trazidas da América Andina, sobretudo do Peru, Bolívia e Chile.

A Cidade “Amuralhada”
O charme da cidade fica evidente desde a chegada ao centro histórico, totalmente cercado por uma grande fortificação, daí a denominação de “Cidade Amuralhada”, ou cidade murada.

Cavalgada pelo centro histórico
Colocamos as malas no hotel e saímos em busca de um restaurante. A cidade estava totalmente impactada por uma festa popular inusitada. Um desfile de cavalos pelas ruas do centro histórico de Cartagena. Eram centenas de cavalos desfilando pelas ruas estreitas da cidade histórica. O ambiente era descontraído, animado, mas às vezes arriscado, pois passávamos muito próximos dos animais que estavam estressados.

Restaurante La Girolata
Seguimos até o Restaurante italiano La Girolata, localizado num casarão histórico próximo à muralha da cidade.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.