A Catedral de Sal
- 540 Views
- joaquimnery
- 15 de janeiro de 2023
- 1
- América Colômbia Super Destaque
06 de dezembro de 2022
De Bogotá para Zipaquirá
No terceiro dia em Bogotá, programamos visitar a Catedral de Sal, uma das maiores atrações turísticas da Colômbia localizada no município de Zipaquirá, na zona metropolitana da capital, a 50 km de Bogotá. A viagem de Bogotá para Zipaquirá se dá pela Autopista Norte (rodovia 45 A). Apesar da pequena distância, o trajeto é lento, pois o trânsito pela periferia da cidade é bastante engarrafado. Chegamos em Zipaquirá, 1,5 horas depois de sairmos de Bogotá.

As Montanhas de Zipaquirá
Os depósitos de sal das Montanhas de Zipaquirá têm mais de 200 milhões de anos. Foram sendo concentrados e acumulados por pressão e calor. Nessa região foi construído o Parque do Sal onde existe a Catedral, que é um centro de peregrinação religiosa, o Museu da Salmora, com informações sobre o processo de exploração do sal, a história da construção da Catedral de Sal e outras atrações.

A Catedral Antiga
A primeira Catedral foi construída no local e inaugurada em 1954, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos mineiros. Possuía três naves grandes com colunas improvisadas, tinha 120 metros de comprimento, uma altura de 22 metros e uma superfície de 5,5 mil metros quadrados. Podia abrigar até 8 mil pessoas no seu interior. Foi fechada em 1990, pois estava insegura para os visitantes e peregrinos.

A Catedral Nova
A Catedral Nova começou a ser construída em 1991, 60 metros abaixo da Catedral Antiga e 180 metros abaixo da superfície. No atual projeto, a porta de acesso leva à Via Crucis, com pequenos altares talhados em rocha de sal. O caminho leva até a Grande Cruz, à Cúpula e ao Coro. Em dezembro de 1995 foi inaugurada a Catedral atual.


A Via Crucis
Depois do túnel de entrada e de passar pelas galerias da “Via Crucis”, os peregrinos e visitantes chegam à “Grande Cruz”, com 16 metros de altura e que é o ponto mais importante do circuito. Nessa etapa final, também existe um centro de compras, museu, lanchonetes e áreas disponíveis para eventos.

A Criação do Homem
No fundo da nave encontra-se a obra “A Criação do Homem”, uma homenagem a Michelangelo, talhada em mármore pelo escultor Carlos Enrique Rodriguez Arango. A Catedral de Sal é considerada a Maravilha número 1 da Colômbia.

O Parque do Sal
A Catedral de Sal foi construída no interior de uma mina, aproveitando as galerias que foram abertas para a extração do sal na região. É um santuário católico que faz memória à Via Crucis de Jesus Cristo, com um longo caminho e algumas intervenções que marcam as estações. É um grande patrimônio cultural e religioso da Colômbia. Faz parte do complexo “Parque do Sal”, que ocupa uma área de 32 hectares.

O Museu do Ouro
Após visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá, voltamos para Bogotá, direto para o bairro de La Candelaria. Decidimos conhecer o Museu do Ouro, o mais importante da Colômbia, um símbolo para Bogotá e um dos destaques mundiais no seu gênero. O Museu possui um grande acervo dedicado a relíquias de ouro das civilizações pré-colombianas, com destaques para utensílios domésticos, ornamentos e acessórios usados pelos líderes das tribos nessa região da América do Sul.

O Restaurante El Aquelarre
À noite fomos jantar no Restaurante El Aquelarre, na região do centro histórico, no Bairro da Candelária. Um ambiente aconchegante e de qualidade.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
assunção cruz
30 jan 2023muito bom