O Centro Histórico de Salvador
- 2676 Views
- joaquimnery
- 23 de setembro de 2019
- América Bahia Brasil Destaques
18 de maio de 2019
Recebemos as hospedagem para um final de semana no Centro Histórico de Salvador, de presente da Agência de Viagens Via Alegria . Ficamos hospedados na Pousada de Charme Aram Yami, na Rua Direita de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. A pousada estaria disponível a partir das 14h. Decidimos aproveitar e fazer um tour completo pelo Centro Histórico de Salvador, com uma cobertura fotográfica que há algum tempo estava planejando.

A Praça Municipal
O Centro Histórico de Salvador está dividido em duas partes, interligadas pela passagem Pelourinho-Carmo. Como o nosso hotel ficava na área do Carmo, iniciamos o programa pelo lado oposto, a área do Pelourinho. Estacionamos o carro em frente ao Palácio Thomé de Souza, onde funciona a Prefeitura de Salvador, entre a Praça Municipal e a Praça da Sé. O prédio é um projeto polêmico desde a sua origem. De gosto duvidoso, foi construído em estrutura metálica, de aço e vidro, numa área de 2 mil metros quadrados e não tem nenhuma relação com o sítio histórico da cidade. No local funcionavam um estacionamento e um jardim. O projeto é do arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima, o Lelé e foi executado durante o mandato do ex-prefeito Mario Kertész, inaugurado em 1986.

A construção do Palácio Thomé de Souza não seguiu princípios de preservação e adequação às características históricas e culturais dessa parte da cidade e por esse motivo, nunca recebeu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a sua construção, o que motivou ações na justiça para a sua desativação. Essas ações têm sido julgadas e estão nas últimas instâncias, o que significa que é possível que num futuro próximo a Prefeitura e o seu Palácio precisem ser desmontados e deslocados daí. Em frente ao Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura de Salvador, fica o Palácio Rio Branco, num belo prédio em estilo neoclássico, construído originalmente no século XVI, em taipa e barro, para ser a sede da administração portuguesa no Brasil. A grande reforma do Palácio que lhe deu o formato atual, aconteceu em 1900.

Em 1912 foi testemunho de um fato histórico importante. Foi atingido por um bombardeio intenso a partir do Forte de São Marcelo, a mando do Presidente Hermes da Fonseca, numa tentativa de interferir numa disputa sobre sucessão para o governo da Bahia entre Ruy Barbosa e o futuro governador J. J. Seabra, aliado de Hermes da Fonseca. O prédio ficou em ruínas.

Ao lado do Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, fica o edifício do Paço Municipal, onde funciona a Câmara dos Vereadores. O edifício original data de 1549, quando foi fundada a Cidade do Salvador. Já funcionou como cadeia pública.

A Praça Cairu
O maior destaque da Praça, porém, fica para o mirante sobre a Cidade Baixa. Com uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos. Esse é um dos cartões postais mais importantes da Cidade do Salvador. A balaustrada fica ao lado do Elevador Lacerda, um transporte público que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa. Lá de cima uma vista privilegiada do Mercado Modelo, da Praça Cairu e do monumento de Mario Cravo.

O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873 e se tornou o primeiro elevador urbano do Mundo. Possui 72 metros de altura e faz a ligação entre as cidades Alta e Baixa de Salvador, ligando a Praça Cairu à Praça Municipal. Chega a transportar até 900 mil passageiros por mês. É um dos principais cartões postais de Salvador.

Na Praça Cairu, na região do Comércio da Cidade Baixa, o destaque maior fica para o Mercado Modelo, um grande mercado de artesanato, que ocupa o antigo prédio da alfândega da Cidade do Salvador, construído em 1861. É uma das principais atrações turísticas da cidade. O Mercado original ficava ao lado do atual, mas foi totalmente destruído por um incêndio em 1969. A partir daí o Mercado passou a ocupar o prédio atual.

No local do antigo Mercado Modelo que foi destruído pelo incêndio, em 1970 foi erguida uma grande escultura do artista Mario Cravo Júnior, a Fonte da Rampa do Mercado. A escultura lembra os arcos da Ladeira da Conceição e as velas dos saveiros que chegavam à rampa do Mercado trazendo os produtos do Recôncavo baiano para serem vendidos no Mercado Modelo.

- Aram Yami
- Bahia
- Brasil
- Carmo
- Centro Histórico de Salvador
- Fonte da Rampa do Mercado
- Forte São Marcelo
- Hermes da Fonseca
- IPHAN
- JJ Seabra
- Mario Cravo
- Mario Cravo Junior
- Mario Kertész
- Mercado Modelo
- Paço Municipal
- Palácio Rio Branco
- Palácio Thomé de Souza
- Pelourinho
- Pousada Aram Yami
- Praça Cairu
- Rui Barbosa
- Salvador
- Santo Antônio Além do Carmo
- Via Alegria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.