A Praça da Sé e O Terreiro de Jesus
- 5646 Views
- joaquimnery
- 27 de setembro de 2019
- 1
- Bahia Brasil Destaques
18 de maio de 2019
A Praça da Sé
Ao lado do Palácio Thomé de Souza, onde funciona a Prefeitura, fica a Igreja e Convento da Santa Casa da Misericórdia, num prédio do século XVII, que foi tombado pelo IPHAN em 1938. É aí que começa a Praça da Sé. O complexo foi reformado e hoje sedia o Museu da Misericórdia, com um acervo que conta um pouco da história da Bahia e que possui um conteúdo sacro de alto valor.

Seguimos andando até a Praça da Sé. A primeira atração que visitamos foi o Belvedere da Sé, onde fica o monumento da Cruz Caída, de Mário Cravo Júnior, inaugurado em 1999, após a reforma da praça. No local onde antigamente havia a Catedral da Sé, a primeira catedral do Brasil e uma das igrejas mais antigas da Bahia.

A Catedral da Sé foi perdendo importância e degradando a sua estrutura ao longo dos séculos. Foi demolida no início do século XX, em 1933, para atender a um planejamento de melhorias urbanas da cidade, no governo de JJ Seabra. O alargamento das ruas e avenidas que tinha como objetivo atender a um novo trajeto para as linhas de bondes foi o motivo para a derrubada da Catedral da Sé. Em seguida surgiu aí na praça a principal estação de ônibus urbanos da cidade.

A Praça da Sé teve seus anos de glória, mas perdeu importância com a inauguração do Terminal da Lapa em 1982, que herdou a sua função principal. Em 1999 foi reformada e o monumento da Cruz Caída foi implantado aí. Além dele, houve a implantação de uma nova iluminação cênica e foi feito o reordenamento de ambulantes. Melhoraram os entornos dessa praça que é a verdadeira entrada do Centro Histórico de Salvador.

A estação de ônibus não existe mais. A Praça da Sé foi reformada, mas ainda apresenta uma ocupação irregular. No centro, uma estátua da artista plástica Márcia Magno homenageia Zumbi dos Palmares.

No final da Praça da Sé, fica a Casa do Carnaval, inaugurada em 2018 e que se tornou mais um ponto de visitação para a cidade. O Museu do Carnaval tem um grande acervo sobre a maior festa popular do Planeta. Usa muita tecnologia, é bastante interativo e conta a história do Carnaval de Salvador. Na frente da Casa do Carnaval existe uma bela escultura com máscaras de pierrôs.

O Terreiro de Jesus
Depois de atravessar a Praça da Sé, chegamos ao Terreiro de Jesus, uma grande praça no coração do Centro Histórico de Salvador. No dia que estivemos aí, a reforma do Terreiro de Jesus estava terminando, mas a praça ainda estava cercada por tapumes, o que prejudicou um pouco a nossa visita. O Terreiro é cercado por três grandes igrejas: a Igreja de São Pedro dos Clérigos, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos e a magnífica Catedral Basílica de Salvador.

A história da Praça data da mesma época da fundação da cidade do Salvador, em 1549. O nome foi uma alusão à presença dos Jesuítas, da Companhia de Jesus, que fundaram aí uma primeira igrejinha de taipa. O largo em frente passou a se chamar Terreiro de Jesus.

A Catedral Basílica de Salvador
A primeira visita interna que fizemos nesse tour pelo Centro Histórico de Salvador foi à Catedral Basílica de Salvador. Aceitamos a ajuda de um simpático guia da porta da igreja que nos acompanhou na visita e continuou conosco até finalizarmos essa parte do Centro Histórico.

A atual Catedral Basílica adquiriu esse título após a demolição da antiga Catedral da Sé em 1933. Foi a quarta igreja construída no local, ainda pelos Jesuítas. Inaugurada em 1672, 18 anos depois das obras iniciadas. A igreja é imponente e uma das mais importantes de Salvador. A fachada é em estilo “maneirista” e se ergue imponente diante da praça até os dias atuais. É feita de pedra de lioz, trazida de Portugal. Essas pedras vinham sendo utilizadas como lastro nos navios, que voltavam com pau brasil e outras riquezas da terra.

O teto da Catedral possui um trabalho maravilhoso com talhas douradas com símbolos jesuíticos. Foi totalmente restaurado e a igreja resgatou o ar de riqueza do passado. No centro do teto trabalhado, aparece um medalhão gigante que simboliza a Companhia de Jesus.

A igreja possui uma única nave central, com várias capelas laterais ricamente decoradas em estilo barroco e rococó. Foram construídas e reformadas várias vezes, sobretudo nos séculos XVII e XVIII. São 13 altares ricamente decorados com folhas de ouro. O restauro recente da igreja deixou as folhas de ouro com um brilho especial.

Outra maravilha da Catedral é a sala da sacristia onde destacam-se três altares barrocos de mármore multicolorido. Os móveis foram feitos em jacarandá com incrustações de marfim e casco de tartaruga. Nas paredes da sacristia predominam os azulejos portugueses.

A recente restauração da Catedral Basílica durou três anos e oito meses, consumiu um orçamento de 17 milhões de reais, 50 mil folhas de ouro e 5 mil folhas de prata.

Outro edifício histórico que compõe a praça é o prédio da antiga Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira implantada no Brasil. Esse edifício maravilhoso foi o antigo colégio dos Jesuítas que passou a ser utilizado como hospital em 1808 e mais tarde transformado em faculdade. O edifício atual substituiu o original que foi destruído por um incêndio em 1905.

- Bahia
- Brasil
- Casa do Carnaval
- Catedral Basílica de Salvador
- Catedral da Sé
- Centro Histórico de Salvador
- Companhia de Jesus
- Convento da Santa Casa da Misericórdia
- Cruz Caída
- Igreja de Ordem Terceira de São Domingos
- Igreja de São Pedro dos Clérigos
- IPHAN
- Jesuítas
- JJ Seabra
- Mario Cravo Junior
- Museu da Misericórdia
- Museu do Carnaval
- Palácio Thomé de Souza
- Praça da Sé
- Salvador
- Terreiro de Jesus
- Zumbi dos Palmares
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
A Praça da Sé e O Terreiro de Jesus | O LADO ESCURO DA LUA
27 set 2019[…] https://umpouquinhodecadalugar.com/brasil/a-praca-da-se-e-o-terreiro-de-jesus/ […]