A Lagoa Chaxa e os flamingos do Atacama
- 2772 Views
- joaquimnery
- 29 de fevereiro de 2016
- Chile
29 de dezembro de 2015
Nesse terceiro dia no Deserto do Atacama, saímos de San Pedro e fomos para as encostas da Cordilheira do Andes em busca da Lagoa Chaxa. No caminho fizemos uma primeira parada num pequeno povoado denominado de Toconao, localizado a 38 km de San Pedro de Atacama.

Toconao é um lugar pacato, de arquitetura colonial típica. A parada foi para conhecer a pequena igreja do povoado. A original foi construída em 1744, num estilo colonial atacamenho. Mais tarde foi destruída por um terremoto e uma outra igreja a substituiu.

O destaque fica para o Campanário San Lucas, de 1750, na parte externa da igreja. Normalmente os campanários ficam ao lado das igrejas. Em Toconao fica em frente.

O artesanato é uma das bases da economia de Toconao. Passamos pela casa de uma artesã que produz peças derivadas de pedras vulcânicas, cactos e de lã de lhama, alpaca, vicunha e guanaco. A produção de frutas é um outro destaque. A cidade parece um oásis, no meio do Deserto.

Saímos de Toconao e seguimos para a Lagoa Chaxa dentro da área da Reserva Nacional dos Flamingos, a 2.300 metros de altitude. É um dos lugares especiais dessa área do Atacama. O destaque fica para a grande concentração de flamingos.

Os cristais de sal estão por todos os lados. São provenientes da evaporação da água salgada do subsolo. A água desce por infiltração da Cordilheira dos Andes e aflora nas baixadas.

Os flamingos são as grandes atrações da Lagoa Chaxa. Existem três tipos dessas aves nessa região.

O Flamingo Andino é o maior das três variedades existentes. São mais raros. Existem pouco mais de 40 mil indivíduos dessa espécie no mundo, porém são os mais comuns na Lagoa Chaxa. Possui o bico e as asas com pontas negras.

O Flamingo Chileno possui uma estatura intermediária. Uma forma de identificarmos as diferenças entre as espécies está nas cores dos bicos, asas e pernas. O Flamingo Chileno possui o joelho avermelhado.

O Flamingo James é o menor dos três. Possui a perna rosada e costuma viver em áreas acima de 4 mil metros de altitude. No inverno, quando as lagoas localizadas nas áreas mais altas congelam, migram para os Salares das áreas mais baixas para se alimentar.

Na Lagoa Chaxa, o balé do voo dos flamingos é um espetáculo à parte. Os visitantes se amontoam nos mirantes e tiram centenas de fotos, na expectativa de flagrar o melhor momento ou o melhor reflexo na lagoa.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.