Começando a conhecer Oaxaca de Juarez
- 1658 Views
- joaquimnery
- 26 de dezembro de 2019
- América Destaques México
Oaxaca de Juarez
06.11.2019
Estávamos no Estado de Oaxaca, na parte sul do México. A região tem atrativos turísticos fortes. Desde as praias agitadas da costa do Pacífico, onde destaca-se o balneário de Acapulco, mundialmente famoso. Até as belas cidades coloniais como a cidade de Oaxaca de Juarez e sítios arqueológicos pré-colombianos impressionantes. Essa região sul do México é um resumo de todo o país. Existem muitas comunidades indígenas que ainda preservam a sua cultura original e idioma primitivo.

Os vales férteis da região de Oaxaca ajudaram a fixar populações desde o século VII a.C. O sítio arqueológico mais importante é Monte Alban, construído pelos Zapotecas que dominaram o vale por séculos. A partir do século XVI, com a invasão e conquista espanhola houve uma fusão das culturas indígenas com a cultura europeia, o que provocou as atuais características da região de Oaxaca. Tudo isto está presente na cidade e caracteriza o estilo de vida, os trajes, o artesanato, a culinária, as festas, etc.

Saímos para um city tour completo pela cidade, começando de carro, pelas áreas mais afastadas do centro histórico. Oaxaca fica localizada num vale fértil da Sierra Madre del Sur, a 1.500 metros de altitude. Possui clima tropical de altitude e é uma das cidades coloniais mais charmosas do México.

Hoje se chama Oaxaca de Juarez, possui aproximadamente 550 mil habitantes. Foi uma das primeiras cidades construídas pelos espanhóis no México, em 1529, numa área dominada pelos povos Mixtecas e Zapotecas. Se tornou a cidade mais importante do sul do México, por conta da sua localização estratégica, no encontro de importantes vales das Sierras Madres del Sur. Possui uma grande população indígena que conseguiu preservar a sua cultura por conta das dificuldades de acesso à região.

Os Povos Indígenas
Começamos o tour por Oaxaca visitando o monumento dedicado aos 8 Povos Indígenas formadores das culturas da região. O monumento fica fora do centro histórico, no alto de uma colina, ao lado do edifício da Universidade de Saúde Pública. Existem 8 esculturas ao redor de uma fonte, cada uma delas representa um povo indígena da região de Oaxaca.

Oaxaca é uma cidade universitária e mescla contrastes dos costumes tradicionais com uma população jovem que vai ali para estudar. O edifício da Universidade de Saúde Pública é uma construção clássica do século XIX, que lembra o prédio do capitólio americano, de Washington.

Seguimos até a Colina do Forte, um mirante onde está localizada a estátua de Benito Juarez, um dos heróis da história do México e o mais importante “filho” de Oaxaca. A cidade chama-se Oaxaca de Juarez em homenagem ao Benito. Lá do alto do mirante existe uma bela vista do vale onde está situada Oaxaca.

Na Colina da Fonte fica o teatro onde acontece a Festa Guelaquetza que reúne as 16 etnias originárias de Oaxaca. Todos os anos, nas duas últimas segundas-feiras de julho, acontece um desfile com roupas tradicionais dessas comunidades indígenas reunidas num grande festival dos povos indígenas.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.