Completando um tour por Cartagena
- 414 Views
- joaquimnery
- 2 de março de 2023
- América Colômbia Super Destaque
08 de dezembro de 2022
A Praça da Aduana
Estávamos participando de um “Free Walking Tour” pelo interior da “cidade amuralhada” em Cartagena das Índias. Seguimos caminhando em direção à Praça Colombo ou Praça da Aduana, a maior de Cartagena, onde o ouro trazido da Cordilheira dos Andes era armazenado. Esse era o alvo principal dos piratas que atacavam Cartagena. Os edifícios coloniais daquela época ainda estão lá e bastante preservados. Uma estátua de Cristóvão Colombo no centro da praça, identifica o local.

O Palácio da Inquisição
Seguimos caminhando pelo centro. Passamos em frente ao Palácio da Inquisição, onde funciona um museu preservando a memória dessa época sombria da Igreja Católica e que funcionou plenamente em Cartagena das Índias. O Museu da Inquisição mostra instrumentos de tortura e perseguição a “bruxarias”. Mais de 800 pessoas foram acusadas e condenadas à morte durante a inquisição de Cartagena.

A Catedral de Santa Catarina de Alexandria
Passamos pela Catedral de Cartagena, a Catedral de Santa Catarina de Alexandria, a principal igreja da cidade e uma das maiores. Nos entornos da Catedral concentram-se muitas “palenqueiras”. Mulheres com vestidos coloridos, com predomínio de amarelo, vermelho e azul, que vendem frutas e doces. Lembram muito as baianas do Pelourinho em Salvador. São também reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Costumam pedir uma gorjeta para permitir uma fotografia especial.

As “palenqueiras”
A história das palenqueiras está ligada a um antigo “quilombo” localizados nas montanhas, a 50 km de Cartagena, conhecido como San Basilio de Palenque. Os negros que escapavam do trabalho escravo urbano, costumavam se refugiar ali. A palavra “palenque”, faz alusão aos antigos muros de madeira erguidos ao redor da vila que se formou no lugar, para proteger a comunidade.

San Basílio de Palenque
A luta por liberdade, dos negros de San Basilio de Palenque fez com que essa comunidade se tornasse a primeira “Cidade Livre da América”. Uma concessão da Coroa Espanhola, objetivando evitar novas rebeliões.

A “Gorda Gertrudis”
Na Praça de Santo Domingo fica a igreja mais antiga da cidade. É uma das maiores e mais centrais de Cartagena. Um local icônico e que está em todos os roteiros dos que visitam o centro histórico, pois é aí que fica a principal escultura de Botero na região, o que lhe valeu o apelido de “Plaza La Gorda”. A”Gorda Gertrudis” é uma das obras mais fotografadas desse artista colombiano. Foi uma doação do escultor à cidade de Cartagena. Trazida de Florença, na Itália, no ano 2000.

A Torre do Relógio
Depois do tour a pé pelas ruas de Cartagena, encontramos um lugar charmoso e com uma cozinha deliciosa, para almoçar. O Restaurante Wippi. Um italiano contemporâneo que deixou saudades. Após o almoço, voltamos até a Praça da Aduana, onde fica um dos edifícios mais icônicos de Cartagena. A Torre do Relógio. A principal entrada da Cidade Murada, e que liga o centro histórico à Plaza de los Coches, que dá acesso ao bairro de Getsemani, um dos lugares imperdíveis de Cartagena.

O bairro de Getsemani
Getsemani é um local para se percorrer a pé. O bairro é pequeno, fica fora da Cidade Murada, mas a ela está interligado pela Plaza de los Coches. As ruas estreitas são cheias de casinhas coloridas, com um ar de boemia engrandecido pelas dezenas de bares, restaurantes, hostels, hotéis boutique e galerias de arte.

Os grafites de Getsemani
Um dos maiores destaques do bairro de Getsemani é a grande quantidade de grafites e arte de rua que possui, espalhados por todos os cantos do bairro e que tornou o local mundialmente famoso.

A Plaza de la Trindade
O ponto principal do bairro é a Plaza de la Trindade, do século XVII. Depois de percorrer o bairro de Getsemani a pé, voltamos para o hotel.

O Restaurante Casona Del Colégio
À noite seguimos caminhando pelas ruas alegres e animadas de Cartagena, entre carruagens e uma multidão de turistas, em busca de um bom restaurante para encerrar o dia. São muitas as opções. Escolhendo, de porta em porta, chegamos ao excelente Restaurante Casona Del Colégio, com uma comida requintada e um ambiente charmoso. Adoramos.

Leia mais:
- Botero
- Cartagena
- Cartagena das Índias
- Catedral de Cartagena
- Catedral de Santa Catarina de Alexandria
- Cidade murada
- Colômbia
- Free Walking Tour
- Getsemani
- Gorda Gertrudis
- Grafites de Getsemani
- Mulheres Palenque
- Museu da Inquisição
- Palácio da Inquisição
- Palenqueiras
- Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO
- Plaza de la Trindade
- Praça da Aduana
- Restaurante Casona Del Colégio
- Restaurante Wippi
- San Basilio de Palenque
- Torre do Relógio
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.