Cartagena. Por de trás da Cidade Murada
- 497 Views
- joaquimnery
- 6 de março de 2023
- América Colômbia Super Destaque
09 de dezembro de 2022
Brasil X Croácia em Cartagena
Como estávamos em tempo de Copa do Mundo, destinamos essa manhã para assistir ao jogo do Brasil contra a Croácia. Seguimos para um hotel a duas quadras do nosso e assistimos ao jogo, com mais alguns casais de brasileiros que foram aparecendo. Foi a última participação da nossa seleção na Copa do Mundo do Qatar. O Brasil perdeu para a Croácia numa disputa de pênaltis e com um resultado inimaginável. Coisas do futebol.

Por de trás da Cidade Murada
Depois voltamos a pé para o hotel, com a tristeza da derrota. Decidimos pegar um táxi e sugerimos ao motorista que nos levasse para conhecer as principais atrações que ficavam fora da cidade murada. Ainda não tínhamos ido por lá.

O Monumento à La Índia Catalina
Fizemos uma primeira parada logo na saída da Cidade Murada e do centro histórico, onde fica o Monumento à La Índia Catalina, um tributo aos povos pré-colombianos do Caribe. A escultura em bronze é uma representação da Índia Catalina, que depois de sequestrada e levada para a República Dominicana, aprendeu espanhol e serviu de intérprete para o conquistador espanhol Pedro de Heredia. A escultura da Índia Catalina é um símbolo para Cartagena.

O Convento Santa Cruz de La Popa
Seguimos para o Convento Santa Cruz de La Popa, localizado no ponto mais alto de Cartagena, a 148 metros acima do nível do mar e a 20 minutos da Cidade Murada. Uma colina de onde se tem uma vista espetacular da cidade e de todo o seu “sky line”. A colina lembra um navio e o convento fica na parte da “popa”. Daí o nome de Convento Santa Cruz de La Popa. No alto da colina onde fica o Convento existe uma igreja dedicada à Virgem de La Candelaria.

O mirante do Convento de La Popa
No primeiro plano do mirante aparece a vista do bairro de Bocagrande, na entrada da Baía de Cartagena, a área mais moderna, com grandes edifícios de luxo, hotéis, etc. É possível ver o perímetro da Cidade Murada, com toda a sua imponência.


Monumento “Sapatos Viejos”
Seguimos adiante, até o Castelo San Felipe Barajas. A maior fortificação construída pelos espanhóis em suas colônias nas Américas. Antes de chegar ao castelo, paramos no Monumento “Sapatos Viejos”, uma homenagem ao poeta local Luís Carlos López. O monumento aos “Sapatos Viejos” é uma escultura do artista colombiano Héctor Lombana Piñeres. É um local disputado para fotografias, pois de lá se tem uma bela vista do Castelo de San Felipe Barajas.

O Castelo San Felipe Barajas
O Castelo de San Felipe Barajas fica localizado no Morro San Lázaro e sempre foi o guardião de Cartagena. A localização estratégica e a grandiosidade da fortificação protegiam a cidade dos ataques de piratas e corsários.

A defesa da “Cidade Amuralhada”
A construção do castelo se deu entre os séculos XVII e XVIII e serviu para complementar a defesa da Cidade Amuralhada. A visita ao castelo possibilita percorrer cerca de 600 metros de corredores subterrâneos e baterias para canhões.

As praias de Cartagena
Saímos do Castelo e seguimos até a orla de Cartagena, para aproveitar o pôr-do-sol. Quem vai para Cartagena esperando ver o mar azul do Caribe, pode se decepcionar. As praias urbanas de Cartagena não são tão bonitas. A areia é escura e o mar também tem uma coloração turva em função dos sedimentos vulcânicos que formam as praias. A praia principal da cidade é Bocagrande, cuja orla se destaca pelos grandes edifícios e hotéis, em frente ao mar.

O Restaurante Ana
Depois de presenciar um belo pôr-do-sol, voltamos para o interior da Cidade Murada. À noite fomos em busca de um bom restaurante e encontramos um maravilhoso. O Ana. Com música ao vivo, um atendimento excelente e uma bela decoração. Encerramos bem esse dia intenso em Cartagena.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.