Capitólio, o símbolo maior da democracia americana
- 1653 Views
- joaquimnery
- 9 de abril de 2016
- 1
- América Estados Unidos da América
Dia 23/03/2016
Saímos pela manhã para um city tour completo, com 5 horas de duração, com o Guia brasileiro, Jorge (+12-023918539), da Companhia Black Hawk (blackhawkssedans@gmail.com). Peguei a dica sobre o Jorge com o site aprendizdeviajante.com. Aqui vou repassando os contatos do Jorge, para quem vai a Washington. Esses guias têm também contatos com outros guias brasileiros em várias cidades americanas.

Passamos pela estação de trens Union Station, onde iríamos embarcar no dia seguinte e já pegamos uma primeira dica com o Jorge. A estação é linda e valeria a pena ir mais cedo no dia seguinte, para tomar café na estação e verificar com calma o local da saída do nosso trem.

A primeira parada que fizemos foi na região do Capitólio, o prédio onde funciona o Congresso Americano. A construção da cidade de Washington começou com o Capitólio. Foi o primeiro prédio construído e é o marco zero da cidade. Como a cidade foi planejada e construída para ser a capital do país. O primeiro local escolhido foi o alto de uma colina, onde deveria ser implantado a sede do Congresso americano.

O edifício do Capitólio é um dos símbolos do país e da democracia mundial, fica no centro de uma área cheia de parques, gramados e prédios históricos. É destacado por sua cúpula central e por duas alas laterais, cada qual para uma das câmaras do Congresso: na ala norte situa-se o Senado, enquanto na ala sul situa-se a Câmara dos Representantes, o equivalente à nossa Câmara dos Deputados. Acima destas câmaras encontram-se galerias a partir das quais os visitantes podem assistir as sessões. A estátua sobre a cúpula é a Estátua da Liberdade.

Nesta mesma região e ao lado do Capitólio aparece o prédio da Suprema Corte dos Estados Unidos, onde as grandes questões jurídicas do país são julgadas, sempre acompanhadas por uma multidão de interessados. No dia em que estivemos ao lado do prédio da Suprema Corte, havia uma manifestação de religiosas e pessoas comuns que tentavam pressionar a Suprema Corte numa votação sobre o papel das mulheres na religião.

Muito próximo do prédio da Suprema Corte, fica o edifício da Biblioteca do Congresso. Um belo prédio renascentista que concentra a maior coleção de livros do Mundo, com mais de 35 milhões de exemplares. A maior “pérola” da Biblioteca do Congresso é a Bíblia impressa por Gutemberg no século XV. O primeiro livro impresso do Mundo.

Na frente da Biblioteca do Congresso, uma estátua de bronze de Netuno e seus Tritões, decora o ambiente.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
mariel
10 abr 2016Deve ser deslumbrante a biblioteca